Economizar é o que procura o cliente de hoje e o que qualquer vendedor tenta oferecer. A oportunidade de poupar em cada negócio é garantida na LusoRacks, empresa de compra e venda de estantes metálicas e empilhadores usados, com sede em Vilela. Alexandre Alves, administrador da empresa, garante que oferecem as melhores soluções de armazenagem, combinando o baixo preço à alta qualidade. Na LusoRacks é dada uma nova vida a produtos usados e a garantia de um preço 50% inferior sobre o novo.

O crescimento da empresa obrigou à compra de um novo armazém, localizado na zona industrial da serrinha, em Rebordosa. 

A crise económica levou as empresas a atravessar momentos conturbados, obrigou muitas a encerrar portas e outras a reajustar a sua postura no mercado. Se por um lado a conjuntura complicou a vida de alguns empresários por outro serviu de impulso para o surgimento de novas oportunidades de negócio.

A empresa LusoRacks, fundada em 2010 por Alexandre Alves, nasceu neste contexto e com um conceito pouco usual na altura, o comércio de produtos em segunda mão. “Quando estava em França apercebi-me de que o mercado usado era importante e uma boa oportunidade de negócio, mas em Portugal isso ainda era novidade”, defende o empresário. Emigrado desde os 18 anos Alexandre Alves regressou a Portugal para apostar no seu próprio negócio. O mercado do usado foi a grande aposta e hoje garante não estar arrependido. Para os consumidores o preço passou a ser o principal fator de compra e é precisamente aqui que a LusoRacks entra em grande.  “Felizmente as coisas correram bem e a empresa tem vindo a crescer todos os anos”, garante.

“Cerca de 20% dos produtos são para exportação”

Inicialmente a integração não foi fácil, mas com o tempo Alexandre foi percebendo que o mercado do usado seria uma aposta de sucesso. Hoje a LusoRacks compra os produtos usados a empresas que encerram, mas recorre também ao mercado Europeu. Vendem essencialmente cá dentro, mas hoje a exportação já tem um peso relevante na faturação da empresa. “Compramos os nossos produtos principalmente a empresas que estão a fechar. Compramos em Espanha, França e vendemos principalmente em Portugal, mas cerca de 20% a 30% dos produtos vão para África, mais Angola e Moçambique”.

E como poupar é uma das principais prioridades dos clientes a LusoRacks oferece um produto que, apesar de usado, é restaurado e vendido até metade do preço do produto novo. “O nosso objetivo é ter sempre preços acessíveis e qualidade garantida. Por isso é que os nossos produtos usados são restaurados para que tenham a mesma utilidade de um produto novo”.

A LusoRacks trabalha com particulares e empresas de todo o país. Atua no mercado das estantes usadas oferecendo aos clientes uma vasta gama de produtos de diferente tipologia, que se ajustam a qualquer tipo de atividade. Emprega atualmente 9 pessoas e mantem vários parceiros que asseguram o transporte e a instalação dos equipamentos em tempo record.

“A empresa tem crescido todos os anos”

Na LusoRacks é possível encontrar todo o tipo de estantes, desde as estantes de paletização, ideais para armazéns com produtos de várias referências, as estantes driv-in para espaços pequenos onde é necessária a acumulação de carga por superfície ou altura, as estantes picking para armazenagem de mercadoria ligeira e as estantes cantilevers para mercadorias de grande comprimento. Dentro da vasta oferta de estantes a LusoRacks aposta atualmente na venda para supermercados, um negócio que Alexandre Alves garante estar a desenvolver. “Começamos com as estantes, fomos alargando para os empilhadores e outras coisas e hoje estamos a apostar muito nos supermercados. É um negócio interessante e que temos estado agora a desenvolver. Tudo para nós é uma oportunidade de negócio”.

Para além dos diferentes tipos de estantes a LusoRacks comercializa ainda empilhadores que facilitam a elevação das cargas e a armazenagem das mesmas, podendo até duplicar ou triplicar o espaço e melhorar a eficiência do sistema.

 “Líder das estantes usadas em Portugal”

E é com este conceito assente no baixo preço, serviço de qualidade e satisfação do cliente que a LusoRacks se tem vindo a destacar como líder entre o mercado das estantes usadas em Portugal. A fidelização dos clientes é cada vez mais forte tanto cá dentro como lá fora, graças à participação em diversas feiras e certames internacionais.

Na LusoRacks os clientes ganham sempre, quer quando adquirem alguma solução de armazenagem ou mesmo quando se querem desfazer dela. “Retomamos sempre o material que o cliente já não quer por 50 % do preço que vendemos. Quem é que faz isso?” sustenta o empresário.