O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) organiza, a 24 e 25 de Fevereiro, o Curso Prático de Pé Diabético, no Hospital Padre Américo em Penafiel.

Os problemas do pé são uma complicação comum da diabetes, resultando em importantes consequências médicas, sociais e económicas para os doentes, família e sociedade.

São a principal causa de ocupação das camas hospitalares pelos diabéticos, consumindo uma quantidade importante de recursos de saúde e responsáveis por mais de 60% das amputações major dos membros inferiores.

Esta formação de cariz teórico-prático, acreditada e recomendada pela Sociedade Portuguesa de Cirurgia, abordará temas como Factos e números no pé diabético (Epidemiologia), Pé Neuropático, Infeção de Pé Diabético, Tratamento da dor neuropática, Organização de Cuidados ao Pé Diabético em Portugal, Cuidados de Podologia e Calçado, Cuidados Gerais e de Penso e Terapia de Pressão Negativa.

 

Nos dois dias do curso serão realizados blocos práticos com apresentações de  casos clínicos e práticos para uma melhor retenção dos conceitos teóricos transmitidos.