Aos 55 anos José Costa é Ferrador, Castrador e tem ainda o aluguer de um coche para eventos. Uma vida dedicada ao trabalho.

José Costa é ferrador e castrador de profissão, já há quase 40 anos, é de Beire, Paredes e começou aos 16 anos a aprender com um ferrador de Penafiel. Aos 18 anos fez o curso e “agarrei-me à vida”, conta. Para além disso tem um coche que aluga para casamentos e eventos.

Tem um picadeiro particular onde tem os seus cavalos, cães, gatos, coelhos, galinhas, ovelhas, uma verdadeira quinta. Em duas éguas que fazem os eventos com o coche e um cavalo de alta escola, que é do filho, apenas para lazer. Andou mesmo em alta escola de equitação, mas não faz competições.

Tem clientes de todo o norte e centro do país e ainda na Corunha, em Espanha. Tem clientes há mais de 30 anos. Desloca-se com frequência a Aveiro para fazer castrações (só a cavalos ou bois) e para ferrar explica que é uma arte e que a melhor publicidade é fazer um bom trabalho há muitos anos.

Conta que há cerca de 15 anos surgiu a ideia de ter um coche, que acabou por ir sendo solicitado para ocasiões especiais e acaba por ter bastante trabalho, uma média de 15 ou 20 casamentos por ano.

 

Leia a notícia completa na edição em papel de 11 de setembro ou subscreva a assinatura digital no nosso site.