11 dias de festa com muita animação, provas de vinho, mostras de artesanato, magustos, feira tradicional e a XX Concentração Motard

Publicado por António Orlando

 

De 10 a 20 de novembro, a cidade de Penafiel revive a tradicional Feira de S. Martinho, uma das maiores feiras comerciais do distrito do Porto. O S. Martinho, padroeiro da cidade de Penafiel, dá o nome a esta feira que, todos os anos atrai milhares de visitantes.

A Feira de S. Martinho, uma verdadeira mostra de produtos variados, tem como especial destaque a gastronomia variada, os setores do vestuário e calçado, têxteis-lar, ferragens e ferramentas, maquinaria agrícola e gado.

Ao longo de 11 dias de romaria, a tradição mantém-se na cidade de Penafiel com inúmeras atividades que mostram o melhor do concelho e da região. Na Feira de S. Martinho, a castanha assada é “rainha”, sem esquecer as típicas provas de vinho novo ou os diversos pratos característicos desta época do ano, como os rojões. Os visitantes podem ainda degustar as famosas e tradicionais tortas de S. Martinho.

Enquadrado na programação do S. Martinho 2016, o Moto Clube do Vale do Sousa, em colaboração com a Câmara Municipal de Penafiel, dinamiza a XX Concentração Motard de 11 a 13 de novembro, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel.

A Quinta de Puços, junto ao Largo da Ajuda, acolhe mais uma prova do vinho novo de dia 10 a 13, e 19 e 20 (entre as 10h e as 23h). De 14 a 18, as provas decorrem entre as 11h30 e as 22h. No mesmo local terá lugar a mostra e venda de artesanato de 10 a 13, e nos dias 19 e 20, entre as 10h e as 20h. De 14 a 18, a mostra realiza-se entre as 14h e as 20h.

A mostra e venda de gado bovino e gado cavalar, vai decorrer no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel nos dias 10 e 11 de novembro, respetivamente.

No dia 11 de novembro, feriado municipal, poderá assistir à concentração de concertinas e cantadores, entre as 15h e as 18h, com destaque para o Magusto de S. Martinho. Às 21h atua o Grupo de Cavaquinhos da ADISCREP, seguindo-se a atuação do Rancho Folclórico de S. Miguel de Paredes.

No dia 12, a programação musical centra-se nos grupos e ranchos folclóricos do concelho de Penafiel, com atuações do Rancho Folclórico Infantil de Cabeça Santa, Grupo de Cavaquinhos de S. Miguel de Paredes, Rancho Folclórico do Centro Cultural Recreativo de Rio de Moinhos, Grupo Folclórico de S. Mamede de Canelas e atuação do Centro Cultural e Rancho Folclórico Infantil de Duas Igrejas.

No dia 13, as atuações etnográficas na Feira de S. Martinho ficam a cargo do Rancho Folclórico de S. Pedro da Bela Vista, Grupo de Cantares da Associação para o Desenvolvimento da Portela, Rancho Folclórico “Zé do Telhado” (Terras de Recezinhos), Grupo de Cavaquinhos de Lagares e Grupo Folclórico da Associação Cultural e Recreativa Amigos de Bustelo.

Já no dia 19, a animação musical fica a cargo do Grupo de Cavaquinhos da Associação Termas do Pinheiro, Grupo de Danças e Cantares de Cabeça Santa, Rancho Folclórico de Ordins (Lagares), Rancho Folclórico de S. Vicente do Pinheiro, Rancho Folclórico de Paço de Sousa e Rancho Folclórico do Centro Social e Cultural de Abragão.

No último dia da Feira de S. Martinho, dia 20, atuam mais grupos tradicionais do concelho de Penafiel, com o Grupo dos Amigos do Cavaquinho de Canelas, o Grupo Folclórico de Penafiel, o Grupo Dançares e Cantares de Villa Bonelli (Boelhe), o Rancho Folclórico de S. Vicente de Irivo e o Grupo de Cavaquinhos Terras de Recesinhos. No mesmo dia haverá mais um tradicional Magusto de S. Martinho.