Tem pouco mais de um ano, mas o negócio está em franca expansão. A MultiOpticas de Paredes abriu em dezembro de 2012, foi evoluindo gradualmente e hoje mantem a imagem de marca de confiança. Elsa Biscaia e Catarina Aguiar, duas jovens formadas na área da gestão, abraçaram este novo desafio, que acreditam ter potencial para marcar a diferença.

Elsa Biscaia e Catarina Aguiar licenciaram-se em gestão e estiveram ligadas durante algum tempo à área da gestão financeira e hoteleira, mas acabaram por procurar novas oportunidades “mais apelativas e dinâmicas”. O percurso das duas cruzou-se num grupo líder da ótica em Portugal e fortemente sedimentado no mercado internacional, o grupo MultiOpticas. Ao fim de 8 anos ligadas à marca mãe decidiram abrir a primeira loja franquiada da marca, em Vizela, que já existe há 10 anos.

“Trabalhamos na MultiOpticas durante os 8 anos e depois surgiu a oportunidade de abrir a nossa primeira loja em Vizela, depois em Lousada e mais tarde em Paredes”, garante catarina Aguiar. “O negócio foi evoluindo gradualmente, fomos cumprindo os objetivos e foi-nos dada a possibilidade de alargarmos o leque de lojas”, sublinha Elsa Biscaia.

 “O nosso foco é muito baseado nas relações humanas”

Aberta há pouco mais de um ano oferece exames visuais gratuitos a todas as pessoas

Aberta há pouco mais de um ano oferece exames visuais gratuitos a todas as pessoas

Tendo formação na área da gestão Elsa e Catarina procuraram pôr em prática as suas próprias convicções e ao integrarem o grupo MultiOpticas surgiu a oportunidade.

“Quem está na área da gestão tem sempre a ambição de pôr em prática as suas próprias convicções. Na MultiOpticas temos a oportunidade de usufruir do conhecimento internacional da marca, mas depois pudemos adaptar à nossa realidade e às localidades, neste caso à realidade da cidade de Paredes”, garante Cataria Aguiar, acrescentando, “somos privilegiadas porque temos contacto com uma empresa multinacional e com tudo o que isso tem de bom mas ao mesmo tempo pudemos gerir a nossa empresa segundo as nossas convicções”.

Ao todo têm três lojas, em Vizela, Lousada e em Paredes, e coordenam uma equipa de 14 pessoas. Como empresárias privilegiam a “personalização do atendimento” e procuram “ser útil a quem as procura”.

“O que privilegiamos como lema é muito mais que vender uns óculos ser útil para quem nos visita e fazer a diferença por aí”, sublinha Catarina Aguiar. “O nosso foco é muito baseado nas relações humanas com as pessoas que nos visitam sobre o chapéu do lema da MultiOpticas”, acrescenta Elsa Biscaia.

O balanço do ano de abertura da loja de Paredes é positivo. “Notamos desde que abrimos a loja que as pessoas acabam por comprar cá os óculos que precisam, mas também acabam por consumir dentro do próprio concelho”. Para as empresárias contribuir para a economia local é também uma das grandes apostas para a consolidação do negócio e para a relação de proximidade com as populações das localidades onde as lojas estão inseridas.

 “Em Paredes estamos a trabalhar o segmento da população mais jovem”

Confiança é a palavra-chave nas lojas do grupo MultiOpticas e por isso a marca “continua a ser a número um no setor”. Apesar da crescente concorrência e da crise as empresárias garantem que a “MultiOpticas continua a ser a que menos sofre”.

“Apostamos na MultiOpticas porque continua a ser a marca número um e dentro da crise e da retração que possa haver na compra de óculos a MultiOpticas é a que menos sofre”, sustentam as empresárias. “Quando há crise está provado que as pessoas investem o dinheiro em marcas de confiança. E esta é uma delas”.

Em relação às ofertas procuram ter “um pouco de tudo para agradar a todo o tipo de cliente”. “Adaptamos localmente o mix de marcas que se adequam mais às determinadas localidades. Em Paredes estamos a trabalhar o segmento da população mais jovem e que faz desporto, escolhemos produtos com mais cores e mais ligados á moda porque achamos que a população do concelho gosta de acompanhar as tendências”. Para além disso, nas três lojas dispõe de “exames visuais gratuitos e consultas com optometristas licenciados durante toda a semana a que as pessoas podem recorrer sem nenhum compromisso” e um serviço personalizado “onde podemos aconselhar os nossos clientes e esclarecer todas as dúvidas”.

 “Vamos continuar a investir na marca”

 Além disso, as empresárias apostam na formação da equipa de profissionais e fazem “questão de adaptar o plano de formação a cada pessoa e ao que cada uma necessita mais”. Apostam ainda nas “campanhas locais” e para garantir que chegam a todos os clientes sem exceções trabalham “com cartão de crédito que permite o pagamento até dez meses sem juros”.

As funcionárias da loja de Paredes

As funcionárias da loja de Paredes

Mantém-se atentas ao mercado, mas por enquanto não pensam na expansão. “Esta loja ainda é recente e há muita coisa para trabalhar. Vamos continuar a investir na marca claramente em sermos uteis aos nossos clientes”.

As empresárias estão ainda abertas a novas parcerias com empresas, associações e instituições locais que possam vir ser um forte contributo para a melhoria da qualidade de vida da população do concelho de Paredes.