Medida é implementada a partir desta terça-feira, 17 de outubro, no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa. Administração hospitalar promete reforço das Equipas da Urgência para prevenir constrangimentos.

 

Publicado por António Orlando

 

Com o objetivo de melhorar os serviços prestados aos utentes, a partir desta terça-feira, dia 17 de outubro, entrar em funcionamento um novo sistema de informação, o SCILINCO SU, de apoio ao Serviço de Urgência nas duas unidades, Hospital Padre Américo e Hospital de Amarante, do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS).

Prevendo-se alguns constrangimentos, as equipas do Serviço de Urgência vão ser reforçadas, durante os próximos dias, para evitar eventuais incómodos aos utentes que recorram a este serviço.

A extensão ao Serviço de Urgência do SCLINICO, já em utilização na Consulta Externa e Internamento há vários anos, tem como principal vantagem a existência de um único sistema de informação transversal a todas as áreas clinicas do CHTS.

O SCLINICO insere-se na estratégia definida pelo Ministério da Saúde para a área de informatização clínica do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que prevê a uniformização dos procedimentos dos registos clínicos, de forma a garantir a normalização da informação.

Este sistema de informação, desenvolvido pela SPMS (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde), tem crescido para ser uma aplicação única, comum a todos os prestadores de cuidados de saúde e centrada no doente.