Fundada em 1948, a empresa Móveis Gonzaga, fábrica de mobiliário ´r uma das principais empresas de Rebordosa e do concelho de Paredes que deu emprego direto a muitos trabalhadores, em de mais de 65 anos de existência. Agora os seus trabalhadores quiseram homenagear os fundadores e antigos empregadores já falecidos, mas sempre na memória dos trabalhadores.

O dia ficou marcado pela presença de todos os trabalhadores convidados no cemitério de Rebordosa no jazigo do fundador da empresa Móveis Gonzaga. Seguiu-se, então, a homenagem com a entrega individual de uma prenda aos filhos e atuais gestores da empresa em que em tempos os trabalhadores laboraram. O trabalhador mais antigo recebeu um diploma de homenagem e de agradecimento pelos anos de trabalho.

De seguida os trabalhadores juntaram-se num jantar de confraternização, no restaurante o Saibro em Rebordosa.

De referir que os trabalhadores que saíram, “sem problemas, sem atritos”, associando-os também à evolução da empresa. Realçou o respondável: “Isso é fruto das boas relações entre os trabalhadores e a entidade patronal, num trabalho a bem de todos ”. Ainda a propósito das boas relações, fez notar que, este convívio de enorme significado e grande alegria, também marcado pela emoção e boas histórias, sobretudo quando foram relembradas histórias e vivências do tempo de trabalho.

ADR completou 27.º Aniversário

A Associação para o Desenvolvimento de Rebordosa fez 27 anos de fundação. Foi a 11 de agosto de 1988, que um grupo de 11 rebordosenses fundaram a referida instituição, e mantendo uma crescente atividade que neste momento é das instituições mais importantes da região sendo constituída por varias valências sociais na qual inclui um Centro de Dia com 40 utentes também tem um serviço de Apoio Domiciliário a cerca de 28 utentes.

O lar com 60 utentes onde os utentes podem usufruir de um centro de atividades tempos livres (CATL) com 60 crianças com idades compreendidas dos 6 aos 16 anos. Creche com 40 crianças com idades dos 4 meses aos três anos. Centro de Acolhimento Temporário (CAT) com 20 crianças com idades dos 0 aos 12 anos.

Também conta com uma Cantina Social que distribui cerca de alimentação diária 400 refeições protocolo de rendimento social de inserção (REI) com 220 agregados familiares; Gabinete de Inserção Profissional (GIP) presta ainda apoio a jovens e adultos desempregados.

Festa do Emigrante em Rebordosa

Como já vem sendo hábito, a cidade de Rebordosa dá as boas vindas aos emigrantes com uma grande festa. Este ano não foi exceção. A Comissão de Festas 2016 de Rebordosa organizou no passado mês de agosto uma festa toda ela para os emigrantes com muita alegria e convívio. O tradicional almoço de receção aos emigrantes contou com animação musical da rebordosense Joana Nunes, depois foi baile noite fora.

“Esta festa do Emigrante é uma tradição em Rebordosa há vários anos e é muito especial, uma vez que dá as boas vindas aos emigrantes. Depois de tantos meses longe da terra e da família queremos que a receção seja acolhedora e que se sintam em casa. Nada melhor que os receber com uma boa festa, que alia a animação, com música e baile, aos Tradicionais Almoços e Jantares”.

Festa do 40.º aniversário do Grupo Desportivo da Portela

Festejou-se no passado mês de agosto, o 40.º aniversário do Grupo Desportivo da Portela. A efeméride foi assinalada com um almoço de confraternização entre todos os sócios e amigos, diretores da instituição, sócios e familiares e estiveram muitas pessoas presentes.

O dia começou bem cedo com o tradicional jogo de futebol no complexo desportivo de Azevido. De seguida foi celebrada uma missa campal celebrada pelo Padre Camilo. Depois do almoço decorreu um programa de variedades, com a atuação do Grupo Musical DIAP, seguindo-se-lhe um excelente espetáculo.

De referir que esta associação se destaca pelo seu empenho e preponderância nas tarefas e atividades por ela exercida ao longo do ano.

Depois disso, procedeu-se a entregas de lembranças comemorativas e foi a vez do presidente da direção Abel Silva, fazer um breve discurso, em que felicitou todos os presentes e prestou um reconhecimento a todos os que nestes 40 anos têm feito, pela história e pelo presente.

Terminando a sua intervenção com uma breve alusão àquilo que perspetiva para o futuro da associação, na rota do crescimento e do desenvolvimento que tem vindo a ocorrer ao longo dos últimos anos.

Como não há festa de aniversário, sem “Parabéns”, a mesma terminou com todos os presentes a cantar os parabéns e culminou com o apagar das velas, o partir do bolo e o degustar do mesmo.

Bombeiros Voluntários de Rebordosa Organizam I Sarau Cultural

Está marcado para próximo dia 19 de Setembro o I Sarau Cultural Bombeiros de Rebordosa. Está marcado para as 21h30 e será nas instalações dos Bombeiros de Rebordosa.

O evento irá contar com as atuações de varias tunas académicas, Tuna Feminina de Economia do Porto, Tuna Académica do Instituto Superior de Engenharia do Porto, muitas outras surpresas. Informa-se todos os interessados que os bilhetes estão à venda nas instalações dos Bombeiros e têm um custo de 3 euros. A receita deste evento reverte para a compra de um Desfibrilhador Automático Externo (DAE). Refira-se que é um aparelho muito útil e os Bombeiros Voluntários de Rebordosa dispõem de oito ambulâncias de socorro e só tem um aparelho (DAE).