O INEM instalou um hospital de campanha no Padre Américo, Penafiel, para fazer a gestão dos casos de covid-19 da região.

De acordo com Marta Temido, ministra da Saúde a gestão do número de camas passa por diferentes entidades que se articulam em vários níveis, relembrando que “os hospitais do Serviço Nacional da Saúde trabalham para dar resposta a todo o tipo de necessidades em saúde”.

Com efeito, a instalação de hospitais de campanha, também conhecidos como ‘hospitais de retaguarda’, era uma das medidas inseridas no plano outono-inverno 20-21.

“A gestão de camas é uma responsabilidade, em primeira mão, de cada administração hospitalar, mas também, concertadamente, de cada Administração Regional de Saúde e, em rede, entre todos os hospitais públicos, sendo esta gestão dinâmica e constante”, asseverou a ministra.

A capacidade máxima de resposta dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para assistência na pandemia de covid-19 é de cerca de 17.700 camas, esclareceu esta sexta-feira Marta Temido.

A ministra da Saúde está preocupada e não descarta restrições nos concelhos limítrofes a Paços de Ferreira, Felgueiras e Lousada, que estão em confinamento parcial desde esta sexta-feira por causa da Covid-19.