A Câmara Municipal de Penafiel vai lançar um projeto que permite às lojas da cidade venderem os seus produtos e serviços via on-line, promovendo as compras no comércio local a partir de casa. A solução tecnológica foi desenvolvida pelos CTT e será disponibilizada em breve às empresas de Penafiel

Este projeto, que contará com o envolvimento da Associação Empresarial de Penafiel (AEP), tem como objetivo a disponibilizar um novo canal de venda aos comerciantes locais, promovendo a sua transição para o digital, dar visibilidade ao comércio tradicional, através da sua presença no mercado digital e disponibilizar um serviço de entregas ao domicílio.

A autarquia irá disponibilizar um sistema de criação de lojas on-line gratuitas, durante 3 meses, com venda direta, para as empresas locais e ainda a integração das lojas/produtos das empresas de Penafiel na APP Comércio Local dos CTT, em formato marketplace, também de forma gratuita. “O consumidor poderá, através do telemóvel e tendo em conta a sua localização, ver que comerciantes que estão presentes na aplicação, entrar em cada uma das lojas, efetuar as compras e pagar através de MB Way, cartão de crédito ou cartão de débito”, explica fonte da AEP. Os clientes poderão também selecionar as soluções de distribuição dos CTT para a entrega da encomenda.

Paralelamente, o Município de Penafiel e a AEP vão lançar uma campanha de promoção e publicidade em defesa do comércio local.

A campanha pretende promover o comércio local e sensibilizar os consumidores a fazerem as suas compras em Penafiel, em segurança, e desafiar os penafidelenses a fazerem as suas compras de Natal nas lojas do comércio local. sem esquecer os comerciantes locais que atravessam um momento complexo, fruto da pandemia. A campanha arranca entre este mês de Novembro e Dezembro.

Para o Presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, “o Município está atento aos novos tempos, em especial na procura de soluções que possam minimizar o impacto desta pandemia nas famílias, empresas e comércio. Depois de termos lançados dezenas de medidas de apoio às empresas e às pessoas que estão numa situação social particularmente mais difícil, pretendemos reforçar o apoio ao nosso comércio local com todas as ferramentas possíveis”.