Conheça aqui os acontecimentos que marcaram o ano de 2013 no concelho de Paredes.
Janeiro
Paredes entre os municípios com pior qualidade de vida O estudo foi divulgado pela Universidade da Beira Interior e classifica os 308 municípios portugueses segundo o nível de desenvolvimento económico e social. O concelho de Paredes ficou entre os 15 últimos lugares no ranking da qualidade de vida, na 294.ª posição, num estudo que evidenciou uma enorme disparidade entre o litoral e o interior do país.
Fevereiro
Fim da ETAR de Paredes A desativação da antiga ETAR de Castelões de Cepeda, localizada no centro de Paredes, foi anunciada pela SimDouro S.A., que apontou o encerramento para 2014. A antiga ETAR dá lugar a uma nova estação de tratamento em Paço de Sousa, Penafiel, um sistema de saneamento com 2,3 quilómetros de condutas e 2 estações elevatórias, num investimento total de 17 milhões de euros.
Março
Mulher morre soterrada em Gandra A manhã do dia 26 de março revelou-se trágica para Ana Pacheco que morreu soterrada enquanto apanhava lenha num terreno em Gandra. A mulher, de 48 anos, morreu após um desabamento de terra. A vítima era natural de Rebordosa e morreu no local do acidente. Foi retirada dos escombros já sem vida. Deixou 10 filhos.
Abril
Milhares de pessoas nas Jornadas da Fé Promovidas pela Vigraria de Paredes, as Jornadas da Fé reuniram milhares de pessoas no pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo, no último dia das celebrações. Na eucaristia celebrada pelo então bispo do Porto, D. Manuel Clemente, estiveram os padres das paróquias do concelho e centenas de acólitos e escuteiros.
Maio
Desmantelada rede de droga em Recarei O Destacamento Territorial de Penafiel da GNR desmantelou, a 3 de maio, uma rede de tráfico de estupefacientes no concelho e apreendeu 7 quilos de haxixe, 10,3 gramas de liamba, 11,3 gramas de sementes de canábis, 6,6 gramas de ecstasy e 4 gramas de cocaína. Foram detidos 4 indivíduos com idades entre os 25 e os 30 anos.
Junho
D. Manuel Clemente inaugura centro escolar de Sobrosa A 4 de junho era inaugurado o centro escolar de Sobrosa, pelo então bispo do Porto D. Manuel Clemente, num dos últimos actos oficiais antes de assumir funções como Patriarca de Lisboa. D. Manuel Clemente demonstrou extremo carinho pelos alunos do centro e abençoou o trabalho desenvolvido na promoção da educação no concelho.
Julho
Junta de Rebordosa e Cândido Barbosa trocam acusações Aconteceu durante o festival de folclore na cidade e envolveu elementos da Junta e o vereador da câmara Cândido Barbosa, que representava o executivo. Silvestre Carneiro, vogal da JF, e Cândido Barbosa trocaram insultos e acusações. A Junta acusou o vereador e a câmara de estar presente por se aproximarem as eleições e o vereador acusou a junta de fazer campanha ao mais baixo nível.
Agosto
Paredes entre as 50 câmaras mais endividadas O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses colocou Paredes entre as 50 câmaras mais endividadas, na 24.ª posição entre os 308 municípios, com um passivo de 64 milhões de euros em 2012. O concelho foi um dos que mais aumentou a dívida entre 2009 e 2012, apresentando um endividamento líquido superior a 125% das receitas consideradas, uma situação de “desequilíbrio financeiro”.
Setembro
PSD vence eleições autárquicas por margem pequena Nas eleições autárquicas de 29 de setembro o PSD venceu em Paredes por apenas 58 votos de diferença para o Partido Socialista, o segundo mais votado. O PSD perdeu 1 vereador em relação a 2009 (elegeu 5) e viu-se confrontado com o pedido de recontagem de votos apresentado pelo PS ao Tribunal Constitucional (que indeferiu o pedido) por alegadas irregularidades na contagem de votos em Gandra.
Outubro
Inaugurado novo edifício da Junta de Rebordosa As obras de requalificação da junta ficaram concluídas pouco antes das eleições e o edifício foi inaugurado a 13 de outubro. Orçada em 300 mil euros e financiada em 75% por fundos comunitários, a obra contempla ainda um centro social e cultural, salas para formação profissional, gabinetes de apoio social e psicológico, biblioteca multimédia e salas para reuniões das associações e coletividades da freguesia.
Novembro
Impasse na junta de freguesia de Cete Na primeira Assembleia de Freguesia de Cete após as eleições autárquicas os partidos não conseguiram um consenso, ficando a junta sem executivo. O PSD venceu as eleições, mas sem maioria, o que obrigava a apresentar uma proposta que recebesse a aprovação do PS e da CDU. Os três partidos não se entenderam e só duas semanas depois, o presidente Tomás Correia chegou a acordo com a CDU, que passou a integrar o executivo.
Dezembro
Fábrica de design chumbada pelo Tribunal de Contas O projeto da Fábrica de Design e Inovação de Paredes, orçado em 4 milhões de euros, foi chumbado pelo Tribunal de Contas. O TC sustentou a decisão na falta de fundos disponíveis da autarquia que, aquando da assunção do compromisso, tinha um saldo negativo de 25 milhões de euros. O município violou a Lei e pode estar sujeito a responsabilização civil, criminal, disciplinar e financeira, bem como os seus dirigentes, gestores e responsáveis.