600 carvalhos foram plantados no Parque Serras do Porto

Jovens dos Municípios do Parque das Serras do Porto plantaram cerca de 600 árvores em Aguiar de Sousa. A iniciativa prevê a plantação de cerca de onze mil carvalhos.

Cento e cinquenta jovens do quinto e sexto ano de escolas dos concelhos de Gondomar, Paredes e Valongo, no passado dia 1 de fevereiro, realizaram uma ação de reflorestação, onde foram plantados 600 carvalhos, numa área de 2 hectares de confluência dos três municípios.

Esta iniciativa surge no âmbito de um projeto da REN mais alargado, que vai permitir a plantação de 11 mil carvalhos em 42 hectares do Parque das Serras do Porto até ao final do ano.

Alexandre Almeida, Presidente da Associação de Municípios do Parque das Serras do Porto realçou que esta atividade “integra-se na estratégia das boas práticas de gestão de paisagens protegidas. A ação visa sensibilizar os mais jovens para a importância de preservar este espaço verde que é de todos. Estimula a promoção da floresta nativa e ao mesmo tempo a prevenção de incêndios. O Parque das Serras do Porto é o maior pulmão da Área Metropolitana do Porto que deve ser preservado e é sem dúvida uma prioridade na agenda ambiental do norte do país”.

João Faria Conceição, Administrador Executivo da REN abordou as prioridades da empresa e do trabalho que a mesma tem feito na “defesa da floresta autóctone é uma prioridade para a REN, que tem 23 mil hectares de áreas de servidão inseridas em espaços florestais. Trabalhamos diariamente na gestão destas áreas onde se inclui a limpeza e a reflorestação com espécies autóctones, aumentando a biodiversidade e a resiliência da floresta. Até 2025, a REN pretende reflorestar 50% das suas áreas de servidão em floresta”.

A Associação de Municípios Parque das Serras do Porto, composta pelos municípios de Gondomar, Paredes e Valongo, tem como objetivo a gestão sustentável da Paisagem Protegida Regional Parque das Serras do Porto, bem como a promoção ambiental, a valorização da natureza e da vida ao ar livre.