Cerca de 600 jovens de Paredes participam no programa “Ocupa-te” – Férias de Verão. São cinco semanas de atividades e experiências de âmbito social, ambiental, desportivo, recreativo e cultural.

O programa decorre de 8 de julho a 2 de agosto, na primeira fase, e de 3 de agosto a 6 de setembro. Nesta iniciativa, o Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Paredes junta cerca de 120 jovens, em cada semana, que dispõem de uma dezena de monitores para orientar e acompanhar os participantes no programa “Ocupa-te” – Férias de Verão.

O programa “Ocupa-te” foi lançado em 2018 pelo autarquia e já “ocupou” centenas de jovens nas férias de Natal e Páscoa e agora nos tempos livres de Verão. A autarquia reforçou o investimento neste programa que tem como objetivo ocupar o tempo livre da juventude paredense.

A iniciativa integra atividades diversas e tem como finalidade ocupar os jovens alunos no período do verão com atividades desportivas, recreativas e culturais. Esta edição destacam-se atividades radicais, deslocação à Quinta da Valdeira, na Sobreira, visitas culturais, visita ao Farol de Leça da palmeira, passeio de barco à vela promovido pelo Clube Naval de Leça .

As atividades, o seguro e o transporte são gratuitos, expeto o almoço.

Quinta da Valdeira

A Quinta de Valdeira é um espaço para desfrutar da Natureza e praticar atividades ao ar livre com todo o conforto e segurança.

Situa-se a cerca de 30 km do Porto, no Concelho de Paredes, em plena Serra do Castiçal, do Parque das Serras do Porto.

Com uma área de cerca de 25 hectares, é atravessada pelo ribeiro de santa Comba, afluente do Rio Sousa, onde é possível visitar um antigo moinho e ver moer a farinha pelo processo tradicional.