1 Outubro, 2025

Portugal volta a erguer troféu europeu de hóquei em patins em Paredes

IMG_5991
por Ricardo Leal

A seleção portuguesa de hóquei em patins sagrou-se no sábado campeã da Europa pela 22.ª vez, ao vencer a França por 4-1 na final disputada em Paredes. O triunfo devolve a Portugal um título que escapava desde 2016 e reafirma a hegemonia lusa na modalidade, agora com mais três conquistas do que a Espanha, segunda seleção mais titulada.

O Pavilhão Rota dos Móveis foi palco de uma final vibrante, onde os golos de Rafael Bessa, aos 14 e 50 minutos, Alvarinho, aos 19, e Gonçalo Alves, aos 29, através de uma grande penalidade, confirmaram a superioridade portuguesa. Do lado francês, Bruno Di Benedetto ainda reduziu a desvantagem, já perto do final, aos 49 minutos.

O percurso da equipa das quinas não foi isento de sobressaltos. A fase inicial trouxe três derrotas consecutivas, mas o formato da competição manteve Portugal em prova. A resposta surgiu com uma vitória expressiva sobre Andorra (11-2), que abriu caminho para as meias-finais. Nessa fase, os portugueses eliminaram a tricampeã Espanha, num duelo decidido nas grandes penalidades, após 2-2 no tempo regulamentar e no prolongamento.

Na luta pelo terceiro lugar, a Itália venceu a Espanha por 3-1, deixando os espanhóis fora do pódio.

Com este triunfo, conquistado perante o calor do público paredense, Portugal não só voltou ao topo do hóquei europeu como reforçou a ligação da modalidade a uma região onde o entusiasmo pelas patinagens e pelo stick se fez sentir de forma especial ao longo de toda a competição.