Eurico Couto, na qualidade de treinador do USC Paredes peço-lhe um comentário à caminhada do USCP no Campeonato de Portugal que no passado domingo culminou com a certeza matemática da manutenção do clube.

Eurico Couto (EC) – No início do campeonato éramos condenados por todos à descida. Apontavam a falta de condições e de apoios, do plantel ser praticamente o mesmo que havia subido, etc. Mas a qualidade do nosso trabalho permitiu um início de excelência que se prolongou até 27ª jornada. Depois um mês e meio menos conseguido, abalou e fez desconfiar apenas os que não conhecem este grupo, o seu caráter e todos os êxitos que tem tido nos últimos anos. Terminamos a primeira volta em 9º lugar. O fim do campeonato está aí e estamos no 8º lugar. Temos um recorde de pontos. Ter o clube em duas épocas seguidas no Campeonato de Portugal será necessário recuar 15 a 20 anos. É mais um feito fantástico de todo o grupo.

Progresso de Paredes (PP) – O Paredes fez um grande campeonato. A dado momento houve quem chegou a pensar que a subida à II Liga até podia ser possível. Porém, nos últimos seis a sete jogos uma sucessão de maus resultados, o espectro da descida chegou passou a pairar no horizonte. O que é que se passou que justifique esta oscilação?

EC – Subida de divisão? A nossa sociedade vive uma era pouco racional sem equilíbrio na gestão das suas emoções e julga que basta querer e ter vontade ou então sonhar, mas ninguém pode sonhar acordado. Não se alcança sucesso no imediato é necessário construir condições para se crescer e alimentar o crescimento e o sucesso do clube. Nós conseguimos dividir e equilibrar jogos com equipas com dimensão e capacidade financeira muito mais elevada, mas não podemos achar que isso é suficiente para o clube ser profissional. A envolvência a todos os níveis quer financeiros ou de estrutura tem de ser muito superior para se poder pensar numa ambição dessas.

3- Manutenção garantida, o Eurico Couto vai continuar no U. Paredes?  

EC – A minha continuidade não é prioridade. Estou muito feliz e satisfeito com a identidade que construi e o todo sucesso que alcancei. Ficarei para sempre na história do meu clube juntamente com toda a estrutura a qual também tenho de agradecer a todos o seu trabalho .