A Associação para o Desenvolvimento Integral de Lordelo (ADIL) celebrou no passado dia 12 de Julho os seus 25 anos de existência. Do vasto e rico programa das comemorações constava um conjunto de atividades que envolveram a comunidade Lordelense, que participou nos eventos de uma forma numerosa e interessada.
A ADIL, para quem não conhece, é uma Instituição de solidariedade social (IPSS) que tem como valências lar, centro de dia, serviço domiciliário e creche, colmatando uma lacuna neste tipo de serviços que existia neste território, sendo um auxílio precioso aos utentes que deles usufruem.
A primeira homenagem foi prestada aos antigos presidentes, cinco no total, com a inauguração de uma galeria fotográfica, onde constam todos os presidentes e restantes elementos de cada direção, perpetuando desta forma a memória de quem fundou, criou e desenvolveu uma Instituição que orgulha a Cidade de Lordelo.
Apesar de todos terem dado um contributo fundamental, é da mais elementar justiça destacar o Sr. Albano Amaral, que de uma forma empenhada, com a sua capacidade de trabalho, dedicação e realização, contribuiu para a grande obra que é hoje a ADIL, com a construção das atuais instalações, edificadas durante a sua presidência, e que muito justamente foram batizadas com o seu nome, imortalizando um homem que deu muito de si, antes de pensar em si.
Foram também benzidas duas novas viaturas da ADIL, doadas por duas empresas de Lordelo, a Farmácia Nogueira e o Supermercado Europoupança. A Fundação e Cooperativa “A LORD” ofereceu material na área da saúde, também de valor avultado, ficando ainda prometida outra viatura que ainda não estava pronta para entrega, mas que será colocada ao serviço dos utentes brevemente, exemplos de grande humanismo e partilha.
A celebração englobou ainda uma missa campal, uma romagem ao cemitério para homenagem aos fundadores já falecidos, e várias atuações artísticas, que envolveram a Creche, o Lar, a Fanfarra dos B.V. Lordelo, os bombos dos “pestinhas”, os cavaquinhos, e os Lordes, o que agradou às muitas centenas de pessoas que assistiram à sua atuação.
Note-se que todos colaboraRAM de forma graciosa, pelo que nunca será demais sublinhar a sua presença.
Por fim, durante o almoço que se realizou para os utentes, órgãos dirigentes e convidados, foi revelado o grande sonho do actual Presidente Sr. Teixeira do Couto, a construção de uma unidade de cuidados continuados. Conhecendo-o como o conheço, só vai parar quando essa obra estiver concluída, cumprindo o que escreveu Fernando Pessoa, “Deus quer, o Homem sonha e a Obra nasce”.
A ADIL é uma Instituição que já há muito ultrapassou as fronteiras de Lordelo, é um grande orgulho poder ajudar ao seu engrandecimento, e um dever de todos contribuir para a sua missão.