18 Outubro, 2025

Afonso Ferreira conquista o título de campeão nacional de Karaté aos 11 anos

Karate

Com apenas 11 anos, Afonso Ferreira já é um nome a ter em conta no panorama do Karaté nacional. Natural da cidade de Paredes, o jovem atleta do AKVS sagrou-se campeão nacional no passado dia 4 de maio, numa prova disputada no Entroncamento, e não esconde o orgulho por aquilo que conquistou com esforço e dedicação desde os cinco anos.

A motivação surgiu em casa, ao seguir os passos do irmão mais velho, também ele praticante e medalhado na modalidade. “Queria ser como ele, campeão nacional”, contou Afonso, com a simplicidade de quem sabe bem o caminho que percorreu até aqui. E foi esse desejo, aliado a uma disciplina rigorosa e a treinos exigentes, que o levou ao topo. Treina três vezes por semana, às terças, quintas e sábados com sessões que se estendem por várias horas. E, agora, aos domingos, junta-se ao treino exclusivo para cintos negros, estatuto que alcançou recentemente.

Sob a orientação do mestre Carlos Rocha e dos senseis João e Alexandre, Afonso é um exemplo de concentração e espírito de superação. “Temos de treinar com os mais velhos, aprender com eles, ganhar resistência e perceber como controlar o combate”, explicou. Nos treinos, o jovem procura sempre focar-se, absorver o máximo de ensinamentos e aplicar cada correção para evoluir constantemente.

Apesar da humildade ao afirmar que não tem “nada de especial”, Afonso reconhece que o treino intenso e o apoio da família, sobretudo do irmão, com quem também treina em casa, foram essenciais para o sucesso. Além de campeão nacional, conquistou o título regional do Norte e mantém o olhar firme no futuro.