No dia 10 de março de 2024, os portugueses foram chamados às urnas para escolher o novo parlamento.

Com 75 337 inscritos para a votação, foram 53 992 pessoas a votar, o que significa que o número de votantes representa 71,57% e uma abstenção de 28,43%, no nosso concelho.

Ao analisar os números de votos de cada partido nas eleições, observamos que a coligação PPD/PSD.CDS-PP.PPM obteve a maioria dos votos, com 18.071, seguido pelo PS com 14.873 votos. O Chega passou de 4,76% e 2.239 votos em 2022 para 18,65% 10.056 votos em 2024. O partido mais votado venceu nas quatro cidades do concelho, o PS venceu apenas em seis das 18 freguesias e o Chega foi a segunda força mais votada em Vilela e Duas Igrejas.

Por outro lado, partidos como Bloco de Esquerda, Iniciativa Liberal e PAN receberam um número considerável de votos, com 1.818, 2.381 e 884, respetivamente. O RIR, ADN e Livre, tiveram também um apoio moderado, com 873, 1.227 e 1.067 votos, respectivamente. Já a CDU, PCTP/MRPP, Nova Direita, Nós, Cidadãos!, JPP, VP e Ergue-te, obtiveram um número mais reduzido de votos, como é possível ver na tabela presente nesta página.

A Coligação Aliança Democrática enviou às redações um comunicado, assinado por Ricardo Sousa, Presidente do PSD Paredes onde congratula-se pela vitória da Aliança Democrática nas últimas eleições legislativas, ao nível nacional, distrital e concelhio na qual obteve em Paredes 33,51% dos votos, contra 27,58% do Partido Socialista”.

Realçou ainda, a polémica com a alegada troca de partidos e destaca que “fica a sensação já amplamente noticiada de que se não fosse a confusão gerada entre as siglas da Aliança Democrática (AD) e do Alternativa Democrática Nacional (ADN), que teve impacto não só nos seus votos expressos (em Paredes representou 2,28%) como nos votos nulos (eleitores que no boletim de voto assinalaram ADN, riscaram e posteriormente assinalaram a AD) os resultados poderiam ter sido ainda melhores”.

Deixou uma última palavra para “os nossos candidatos Soares Carneiro e Cristiana Seabra, que não se negaram a esforços em prol da AD e estiveram presentes em ações de campanha em todas as freguesias do concelho, sempre com grande empenho e dedicação”.

Alexandre Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Paredes começou o seu discurso, na reunião ordinária aberta ao público do mês de março por congratular o PPD/PSD.CDS-PP.PPM pela “presumível vitória e espero que se realmente vencer as eleições e formar governo que tenha as maiores felicidades. Há muitos problemas para resolver e contamos com o novo governo para os resolver”. De recordar, que na data destas declarações do Presidente da Câmara, ainda não estavam conhecidos os resultados do voto dos emigrantes.