Américo Aguiar veio a Paredes ver o mobiliário para a JMJ 2023

No dia 4 de julho, D. Américo Aguiar, Bispo Auxiliar de Lisboa veio a Paredes a convite do Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida. A visita consistiu na ida às empresas que estão a produzir mobiliário para o altar da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

A JMJ Lisboa 2023 vai decorrer entre os dias 1 e 6 de agosto de 2023. De recordar, que em Paredes produz-se cerca 65% do mobiliário nacional, sendo cerca de 62% para exportação.

O maior encontro internacional dedicado à juventude presidido pelo Papa Francisco irá contar com mobiliário paredense produzido pelas empresas Laskasas e Fenabel.

O Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Américo Aguiar enalteceu que”o nosso coração palpitou para aquilo que é o mobiliário de excelência e de referência no nosso país, que acontece em muitas empresas nesta zona do país e de um modo especial aquilo que significa a Rota dos Móveis, em Paredes”.

Acrescentou ainda, que veio a Paredes visitar as fábricas que estão a produzir os móveis que vão estar presentes na JMJ 2023, mostrando o seu agradecimento pela realização dos mesmos “falamos com a Câmara Municipal que rapidamente foi parceira com as empresas que visitamos para que, quer o mobiliário litúrgico quer aquilo que são peças de referência especial como a cadeira do Papa, pudessem ser imediatamente concebidas e concretizadas nestas empresas que viemos visitar e mais do que isso, viemos agradecer”.

Elogiou a “a disponibilidade e o carinho com que desde o primeiro momento acolheram este desafio que eu acredito que é bom para todas as partes. É bom para nós, que nos resolve uma questão logística muito importante, mas também é bom para as empresas e para a marca, porque mundialmente vai ser referência quando forem mostradas e vão ter muita visibilidade durante a JMJ Lisboa 2023”.

O Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, confidenciou que “assim que tivemos o contacto das Jornadas Mundiais da Juventude, em que queriam realmente que fosse o Concelho de Paredes a produzir o mobiliário não só para o altar como para a receção em Belém, dissemos logo que sim”. Acrescentou ainda que é uma excelente oportunidade para Paredes promover o seu mobiliário, afirmando que tem a “convicção que será mais uma forma de promover o concelho de Paredes e que realmente tem a sua grande mais-valia na indústria do mobiliário. Esperamos que, neste momento, o bom encaminhamento que as empresas do mobiliário têm tido na economia que continue, e que tenham aqui um reforço adicional com esta participação na Jornada Mundial da Juventude”.

O Vice-Presidente do Município de Paredes, Elias Barros afirma que é “uma honra e prestígio para a indústria do mobiliário paredense poder participar num evento com esta dimensão e com visibilidade mundial” e realça que a utilização do mobiliário paredense na JMJ2023 “demonstra a capacidade e a qualidade das nossas empresas, dos trabalhadores e dos empresários”.