O Circo de Natal do Coliseu Porto Ageas está de regresso com vários artistas, muitos dos quais internacionais, para uma edição memorável que promete desvendar o que as artes circenses têm de mais fantástico. Com história original escrita por Gonçalo M. Tavares, encenada por Nuno Cardoso, direção de magia de Luís de Matos e música de Alexandre Soares, o Coliseu do Porto convida miúdos e graúdos para um espetáculo único, irrepetível e surpreendente, de 15 de dezembro a 7 de janeiro.
Desde 1941, este espetáculo acontece ininterruptamente todos os anos e atrai milhares de pessoas todos os anos a assistir ao espetáculo. Para a edição de 2023, o Coliseu convidou Gonçalo M. Tavares para escrever uma peça de um circo memorável. Naquela que é a sua estreia a escrever para o Circo, Gonçalo M. Tavares, Prémio Literário José Saramago, guia o público “numa viagem onírica de homenagem à memória, através do amor de um neto pelo seu avô”.
André Barros é paredense e tem uma vasta experiência no teatro. Este ano, faz parte pela primeira vez da equipa do Circo do Coliseu do Porto.
A sua paixão pelo teatro veio um pouco depois de uma paixão infantil pelo circo. Explica que “Até aos meus 12 anos queria ser artista de circo, foi também um motivo para aceitar este convite. A paixão pelo teatro surgiu através da televisão, onde via as novelas e queria ser ator, depois os musicais do La Féria, deu um impulso. Entrei num grupo de teatro o CêTeatro, onde explorei mais o teatro e em 2020 fiz as audições para o Balleteatro e comecei a estudar, apercebi-me que poderia fazer todo tipo de teatro e trabalhei sempre muito para adquirir o maior número de ferramentas. Tendo sempre acima de 17 em todos os projetos realizados nos três anos de formação”.
É um jovem sempre muito participativo nas atividades realizadas pelo Município de Paredes e afirma “tenho colaborado com a Cultura de Paredes, sendo um amigo da cultura, vendo várias exposições e espetáculos, que servem como inspiração para novas criações minhas, pois em breve haverá uma maior presença do meu nome na cultura de Paredes. Já fiz a leitura de uma apresentação de um livro do Leão Rebordosa. Dia 22 de dezembro estreia um espetáculo de Dança na Casa da Cultura, onde estou a fazer a produção dele. Já existem dois textos meus na revista cultural de Paredes e o terceiro já vem a caminho”. Recentemente tem trabalhado com o projeto “Horta Feliz” da freguesia de Parada de Todeia onde “tenho sido muito feliz a colaborar neste projeto”.
Leia a reportagem completa na edição do jornal “O Progresso de Paredes”, do dia 22 de dezembro de 2023, edição nº3574.
Fotografia por Igor Martins / Global Imagens / Jornal de Notícias