Manuel Domingos Moreira e Joaquim Barbosa receberam a medalha de mérito da cidade de Rebordosa, no 12.º aniversário da data da sua elevação.

Rebordosa foi elevada à categoria de cidade há 12 anos, a 1 de julho de 2005. Data assinalada com uma sessão solene que serviu também para homenagear dois rebordosenses com a medalha de mérito da freguesia.

Manuel Domingos Moreira e Joaquim Barbosa foram os dois homens homenageados pela Cidade de Rebordosa, pelo seu contributo dado para o desenvolvimento da freguesia, no associativismo e na política local.

Manuel Domingos Moreira é o atualpresidente da Cooperativa de Electrificação de Rebordosa, CRL, a A CELER. No seu longo currículo destacam-se os cargos de vereador da Câmara Municipal de Paredes e de deputado na Assembleia da República. Teve influência na abertura da primeira agência bancária e na primeira farmácia desta terra. Assim como contribuiu para a construção da escola EB 2/3 e para a elevação a vila. Foi sócio fundador do Rancho Folclórico os Marceneiros de Rebordosa, ajudou a desenvolver o brasão e a bandeira da freguesia. É ainda conhecido por ter impulsionado as três festividades locais.

A ele deve-se ainda a construção da Estrada de Nabeiros e a existência do Complexo Desportivo de Azevido.

Com participação em várias associações de Rebordosa, foi reconhecido pelo contributo que deu a esta cidade nas suas mais variadas vertentes, cultural, desportiva, associativa, política e económica.

Joaquim Barbosa é presidente do Rebordosa Atlético Clube (RAC) há 16 anos, do qual integra a direção desde 1997 e onde esteve enquanto atleta durante 14 anos. Influente no tecido empresarial da freguesia, em áreas como os transportes e a construção civil. Foi tesoureiro da Junta de Freguesia e da Associação para o Desenvolvimento de Rebordosa.

Contribuiu para o crescimento da freguesia e de várias das suas instituições desportivas e culturais, assim como teve ainda um papel fundamental no contributo que deu a freguesias vizinhas.

 

Leia a notícia completa na edição em papel de 17 de julho ou subscreva a assinatura digital no nosso site.