A Associação GENOA foi criada a 21 de junho de 2021 e desde a sua criação tem ganho força no panorama cultural do concelho de Paredes.
Nesta edição do nosso jornal, conversamos com Salomé Rodrigues que é a fundadora e presidente desta associação.
A encenadora e dramaturga tem 30 anos e é natural de Recarei, Paredes. Começa por abordar o seu percurso profissional e revela que o “meu percurso pelo campo das artes surgiu bastante cedo, tanto ligado à música como ao teatro. Entre várias formações e cursos tirei uma licenciatura em interpretação e encenação e um pós graduação em arte contemporânea”.
Acrescenta que “profissionalmente estou ligada à educação, entre dar aulas numa academia própria ‘academia utopia das artes’ e a academia de música Costa Cabral. Fundadora e presidente do GENOA, onde trabalho como dramaturga e encenadora, estando este projeto ligado à minha insaciável vontade de criar, à necessidade de me expressar relativamente a vários assuntos e questões que tropeçamos todos os dias na realidade em que vivemos. Sou uma sonhadora que vive na inquietação da necessidade de transpor de dentro para fora tudo que sente”.
Salomé Rodrigues venceu um Concurso do Ministério da Cultura Portuguesa e graças a isso “tive a possibilidade de criar um espetáculo, este sobre Fernão de Magalhães, intitulado de Genoa. Nesse momento juntei várias associações paredenses e alguns amigos para fazerem parte do mesmo. Foi uma aventura, sem dúvida. A equipa na sua totalidade, rondava mais de 100 pessoas. A sensação de pôr em palco essa obra, escrita e pensada por mim, mostrou-me que era a hora de o começar a fazer de forma mais ativa”.
Após o projeto acabar, “convidei os meus amigos que fizeram parte da produção do GENOA para criar uma associação e começar a trabalhar em mais projetos daí para a frente, dessa forma nasceu o Genoa, associação que ficou com o nome da peça que nos deu a possibilidade de nos juntarmos uma primeira vez e sentimos que podíamos trabalhar muito bem juntos. Estamos neste momento ligados tanto à parte do teatro como da organização de eventos. Estreamos a nossa primeira peça como associação, em setembro, “Refleto”, na Casa da Cultura de Paredes”.
Leia a reportagem completa na edição do jornal “O Progresso de Paredes”, do dia 22 de dezembro de 2023, edição nº3574.