Baltar com Cor

Os formandos do Curso Profissional Técnico de Turismo da Escola Secundária Daniel Faria, vão organizar mais um evento, denominado “Baltar com cor”. Os alunos que são coordenados pelo Professor Valter Lima, estão apostados em colorir Baltar com cores vivas e cheias de vida, de forma a receber da melhor forma os inúmeros forasteiros que se deslocarão à vila na semana do  “shakedown” do Rally de Portugal.

“Baltar com Cor” é no dia 24 de maio de 2015 e o evento destina-se a ajudar o Clube de Andebol do Agrupamento.
Esta forma de atuar, mostra que os cursos profissionais são uma mais-valia para os alunos, visto que cedo contactam com a realidade envolvente, numa perspetiva de atuação ativa na comunidade em que estão inseridos, conferindo aos alunos uma prática e uma formação que se enquadra nos objetivos do ensino profissional.

 

Pavimentação da Rua dos Correios

Após a cedência de uma pequena área de terreno na continuação da referida rua, por parte do Centro Social e Paroquial de Baltar, a junta de freguesia comprometeu-se a pavimentar a parte restante de modo a permitir a passagem e facilitar o acesso.

 

Ruas degradadas

A Rotunda da Família já sofreu inúmeras intervenções, quer de manutenção, quer nos mais pequenos arranjos estéticos. Trata-se de um local de grande visibilidade e é o centro de Baltar. Contudo existem outros locais em Baltar, que nos últimos 30 anos poucas intervenções de fundo receberam e estão em avançado estado de degradação.

As ruas que envolvem a zona residencial da urbanização “O Ninho” e toda a área estão quase intransitáveis, pois os sucessivos remendos originaram um piso tremendamente irregular. Esta é uma intervenção que deveria ser a principal preocupação no futuro, pois apesar de não ser um local central da vila, esta situação afeta os muitos residentes que moram numa zona de forte densidade populacional.

 

Você Sabia que…?

A Rotunda da Família foi inaugurada em Dezembro de 2001 e fez parte de um conjunto de obras que marcaram o primeiro mandato de “José Pataco”, que foi um presidente de junta marcante da Vila de Baltar. O nome da rotunda deve-se ao facto daquele local ser central no concelho, pelo que deve significar a união entre as várias freguesias.

Os forasteiros apenas a conhecem como a “rotunda de Baltar”, e poucos a identificam como sendo da “Família”. Antigamente existia no local um cruzamento que tornava o local bastante perigoso, em que muitos perderam a vida.

A “família” veio tornar o local mais calmo e hoje praticamente não existe sinistralidade. Com o passar do tempo, a imagem da rotunda passará a ser a imagem da vila de Baltar, que já utiliza menos o Cruzeiro da Serra do Muro como principal emblema.