A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paredes festejou o seu 130.º aniversário no passado domingo, dia 1 de junho. O programa das comemorações contou com atribuição de medalhas de distinção, a visita ao cemitério e o tradicional desfile pelas ruas da cidade. As comemorações estendem-se até dia 15 de junho, estando prevista a visita do Secretário de Estado da Administração Interna, João Pinho de Almeida.

Oficialmente o programa das comemorações dos 130 anos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paredes começou com o desfile e atuação de fanfarras de bombeiros, que decorreu no dia 17 de maio, no parque José Guilherme, em Paredes.

No passado domingo, dia 1 de junho, precisamente o dia em que nasceu a AHBVP, a 1 de junho de 1884, foram entregues condecorações a alguns elementos do corporação e direção, pelo trabalho e dedicação em prol da instituição. Seguiu-se o tradicional desfile pelas ruas do centro da cidade e a homenagem aos bombeiros já falecidos, no cemitério de Paredes.

 

Entregues condecorações ao corpo ativo e direção

Após a formatura geral, cerca das 10 horas, o 2.º comandante da corporação de bombeiros da AHBVP deu início à entrega das condecorações. Foram entregues nove medalhas de assiduidade de cinco, 10 e 25 anos aos bombeiros e a alguns dos elementos da direção. Ao corpo ativo foram entregues duas medalhas de assiduidade de cinco anos, três medalhas de assiduidade de 10 anos e uma de 25 anos. Três elementos da direção foram ainda condecorados com medalhas de assiduidade de cinco e 10 anos.

Celso Ferreira a entregar uma das medalhas de assiduidade à direção

Celso Ferreira a entregar uma das medalhas de assiduidade à direção

Após a entrega das condecorações seguiu-se o tradicional desfile pelas ruas do centro da cidade, em direção ao cemitério, onde a corporação homenageou os bombeiros já falecidos, deixando uma simbólica coroa de flores junto do monumento de homenagem aos bombeiros voluntários de Paredes.

Depois do desfile pelo centro da cidade, acompanhado ao som da fanfarra da corporação, regressaram ao quartel para o porto de honra. Já no salão nobre da instituição cantaram-se os parabéns aos Bombeiros Voluntários de Paredes, seguido de um brinde aos 130 anos de trabalho em prol da população.

“Hoje estreamos um fardamento novo, o que demonstra o esforço da direção, porque isto fica caro. Todos os dias trabalhamos para manter este corpo ativo, operacional e bem equipado. É uma instituição muito jovem e que está cá para festejar mais 130 anos”, garantiu o 2.º comandante José Maria Garcês.

“É uma associação com uma força anímica muito forte”

– Mário de Sousa, presidente da AHBVP

O trabalho e a evolução da associação ao longo dos anos são a representação do esforço e dedicação das centenas de bombeiros que fizeram parte desta instituição, que vive hoje de boa saúde. Em dia de aniversário o presidente da AHBVP exaltou o vigor da instituição ao fim de mais de um século de história e a situação financeira equilibrada que hoje vive. “Diria que hoje esta é uma associação com apenas 13 anos, com a pujança de quem tem essa idade e uma força anímica muito forte e com uma situação perfeitamente estabilizada”, salientou Mário de Sousa.

Homenagem no cemitério de Paredes

Homenagem no cemitério de Paredes

 

No discurso das entidades oficiais o presidente da câmara municipal de Paredes mostrou-se particularmente satisfeito pela situação financeira estável que a associação vive aos 130 anos. “Sinto muito a vossa causa e aliás temos provas do vosso trabalho ao longo dos últimos anos. A câmara está convosco e tem procurado estar ao lado de todas as corporações de bombeiros do concelho. Esta associação merece esta festa pelo trabalho da corporação e dos seus dirigentes e sobretudo por aquilo que inspiram no concelho”, salientou Celso Ferreira.

“Esta associação merece esta festa sobretudo por aquilo que inspira no concelho”

– Celso Ferreira, presidente da CM Paredes

Em dia de aniversário o autarca garantiu que o compromisso da plataforma mecânica do concelho não foi esquecido e que aguarda uma resposta concreta do ministro da administração interna para formalizar a promessa que será apoiada por fundos comunitários.

“Ainda na quarta-feira tive oportunidade de estar com o ministro da administração interna que me garantiu que vai analisar a situação. Sendo aprovada a candidatura a câmara cobre o investimento nacional para que esta corporação e o concelho de Paredes possam ter sediado aqui uma plataforma mecânica para servir de socorro a edifícios de grande altura”, informou o autarca.

O tradicional desfile apeado pelas ruas da cidade de Paredes

O tradicional desfile apeado pelas ruas da cidade de Paredes

O programa de comemorações do 130.º aniversário da AHBVP termina apenas a 15 de junho, dia em que está prevista a visita do secretário de Estado da Administração Interna, João Pinho de Almeida. No dia 10 de junho será realizada uma missa matriz na igreja de Paredes e inaugurado, oficialmente, o novo salão nobre da Associação. Neste dia a corporação junta ainda, num almoço que decorre no quartel, a escola de infantes.