Bombeiros de Paredes comemoram 130 anos

No ano em que celebra 130 anos de existência a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paredes, apresentou, em conferência de imprensa, o programa comemorativo da efeméride.

No dia 1 de junho de 1884 nasceu a corporação dos bombeiros voluntários de Paredes – a 6.ª associação mais antiga do distrito do Porto e a 26.ª mais antiga do país. Para assinalar os 130 anos de existência, a Associação tem agendadas várias atividades para este ano.

No próximo mês de maio, no dia 17, vai realizar-se um desfile e atuação de fanfarras de bombeiros. No primeiro dia do mês de junho, que coincide precisamente com o dia em que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paredes nasceu, será dedicado ao corpo ativo e aos já falecidos, começando com a formatura geral e a entrega de condecorações, rumando depois ao cemitério e terminando com o Porto de Honra.

A 10 de junho terá lugar a inauguração do salão nobre. Após o hastear das bandeiras no quartel terá lugar uma missa na igreja matriz de Paredes. No final realiza-se um desfile apeado pela cidade, terminando no quartel da corporação onde será inaugurado o salão nobre e terá lugar, após a inauguração, a sessão solene de evocação dos 130 anos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paredes. A manhã termina com um almoço de festa para todos os convidados. No dia 15 de junho e após a receção aos convidados terá lugar a sessão solene, seguida do desfile apeado e motorizado pela cidade. No final será servido um almoço aos convidados.