Carnaval 2024: fantasias, samba e alegria invadem as ruas do concelho

A quadra do Carnaval começou no Rio de Janeiro, no Brasil e depressa se espalhou por todo o mundo. Os colonizadores portugueses instauraram a celebração em Portugal em meados dos séculos XVI e XVII. 

A cidade de Paredes acolheu na véspera do dia de Carnaval, uma festa realizada no Pavilhão Multiusos de Paredes. Por outro lado, Bitarães, Gandra e Lordelo saíram à rua para mostrar as fantasias e os carros alegóricos com críticas sociais e promover a região.

Paredes

Carnaval em Paredes foi sinónimo de bons concertos, que começaram no dia 12 de fevereiro e foram pela noite dentro. O Pavilhão Multiusos de Paredes foi o palco que acolheu mais uma festa da Highlight Events, em parceria com a Câmara Municipal de Paredes.

Lon3r Johny foi o cabeça de cartaz que atraiu centenas de jovens e encheram o recinto do evento. Ornella Luz foi outro grande nome do cartaz, em que a organização pensou “nos mais variados estilos de maneira a garantir que alcançamos o gosto da grande maioria do nosso público, por isso, trouxemos uma artista que está a deixar a sua marca no techno nacional”. MarcosZ, Baijon, Lowie e Judas foram os DJs que marcaram presença e animaram a noite carnavalesca, em Paredes.

A Highlight Events destacou após o evento declarando “estamos extremamente satisfeitos com o sucesso da festa de carnaval deste ano, que contou com a presença de 1600 pessoas. Foi uma celebração animada e segura, onde todos puderam desfrutar de momentos memoráveis. Agradecemos a todos que compareceram e contribuíram para tornar este evento tão especial.”

Bitarães

Na terça-feira, dia 13 de fevereiro, o Carnaval saiu à rua com a participação de dezenas de foliões, grupos e associações da freguesia de Paredes.

O Presidente da Câmara Municipal, Alexandre Almeida, a Vereadora da Cultura, Beatriz Meireles, o Presidente da Junta de Freguesia de Paredes, Artur Silva, e o representante de Bitarães, Paulo Costa, assistiram ao cortejo.

O representante de Bitarães, Paulo Costa destacou que “mais se pode dizer de um dia como este , só tenho agradecer a todos sem exceção, muitos me abordavam e diziam até o São Pedro é teu amigo não sou eu que tenho amigos Bitarães é que tem Amigos. Obrigado em especial a Câmara Municipal de Paredes, Junta de Freguesia, Fernando Pacheco, Grupo de Bombos de São Tomé e a todas as associações presentes”.

Gandra

Na cidade universitária de Paredes a festa do Carnaval celebrou-se no dia de entrudo. A 13 de fevereiro, Gandra recebeu o tradicional corso carnavalesco com vários carros alegóricos, samba, bombos e muitos disfarces.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Elias Barros, o Vereador Renato Almeida, e a Presidente da Junta de Freguesia de Gandra, Sílvia Sá Pinto estiveram a acompanhar o desfile.

Já de noite decorreu a Queima do Velho, sucedeu o cortejo do Carnaval. Na Praça Alberto Pereira Monteiro juntaram-se centenas de pessoas.

A Junta de Freguesia de Gandra prestou nas redes sociais um reconhecimento público à Comissão Organizadora do Carnaval do pela entrega e dedicação à realização deste evento.

Lordelo

A cidade de Lordelo viu a sua festa adiada uma semana, por questões meteorológicas. No dia 18 de fevereiro, às ruas de Lordelo voltaram a ser palco do maior Carnaval do concelho. Estima-se que mais de 100 mil pessoas acompanhem todos os anos o evento.

O cortejo, que teve início no Pavilhão Rota dos Móveis e seguiu até à Junta de Freguesia, contou com a presença de Marina Machete e Diego Faria como “Reis do Carnaval”. 

Ao longo do percurso, desfilaram centenas de foliões, carros alegóricos, grupos de samba, bombos, entre outros. A iniciativa juntou diferentes associações, clubes e escolas da cidade lordelense.

O Carnaval de Lordelo foi promovido pela A2L – Associação Lordelo Lazer.