No dia 26 de maio decorreu o Dia Municipal do Bombeiro,no CCP – Centro Cultural de Paredes. Esta iniciativa, desenvolvida pelo Município de Paredes tem como objetivo reconhecer o trabalho e dedicação das cinco corporações dos bombeiros do concelho.
O evento começou com uma exposição de veículos clássicos no exterior do CCP e com a tradicional formatura. Depois, teve lugar a Sessão Solene, durante a qual foram atribuídos Votos de Louvor aos membros das corporações que se distinguiram pelo seu esforço, dedicação e sentido de serviço à causa humanitária.
Alexandre Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Paredes destacou que “o maior investimento individual da autarquia foi, realmente, nos bombeiros, e que o importante é que durante o ano o executivo esteja ao vosso lado, do lado dos bombeiros, e que apoiemos e façamos com que os bombeiros tenham, ano após ano, as melhores condições possíveis para desempenharem a vossa nobre tarefa”. Referiu a “mudança de paradigma” e adiantou, ainda, “a criação de uma rede robusta de Proteção Civil em Paredes, uma rede efetiva de bons meios de proteção civil”. O Presidente da Câmara de Paredes deixou a garantia “do apoio cada vez maior do Município, mas de forma organizada e eficiente”.
O Comandante dos Bombeiros Voluntários de Baltar, José Freitas destaca que “cada um de nós, independentemente do corpo de bombeiros a que pertencemos, partilha um único objetivo comum: salvar vidas e proteger a nossa comunidade. Este é o momento para reconhecer e celebrar o espírito de camaradagem que nos liga. Juntos formamos uma rede de proteção robusta e eficaz. Agradeço profundamente ao Município de Paredes, pelo apoio constante e pela valorização do nosso trabalho. Este reconhecimento, não só nos motiva como também reforça a importância da nossa profissão”.
O Presidente dos B.V. de Baltar, José Alberto Sousa reforça a importância desta cerimónia e afirma que serve para “dar relevo para a comunidade, do trabalho e da importância dos nossos bombeiros e ao mesmo tempo fazer o reconhecimento público do papel dos bombeiros na nossa comunidade. Serve também para mostrar a nossa gratidão pelo vosso esforço, dedicação e todo o trabalho em prol das populações realizada de forma abnegada, altruísta e muitas vezes heroica. Tenho de deixar uma palavra aos comandantes dos corpos dos bombeiros e aos órgãos sociais das suas associações, pela sua dedicação e entrega à causa dos bombeiros”.
O Presidente da Federação dos Bombeiros do Porto, Carlos Alberto Fernandes afirmou que “é para mim uma grande honra estar presente neste dia tão especial dedicado a todos vós, bombeiros e bombeiras, das cinco corporações do concelho. O reconhecimento e a preocupação do Município de Paredes que demonstra pelos seus bombeiros permite realçar a qualidade do serviço e da missão de paz que todos vós cumprem todos os dias, estando ao serviço da comunidade, garantindo a proteção e socorro de pessoas e bens. É por isso que vemos toda uma sociedade demonstrando todo o seu apreço e reconhecimento pelo vosso trabalho”.
A cerimónia contou com a presença de Albano Teixeira, Comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto começou o seu discurso por elencar que “é uma grande honra estar presente neste evento que marca aqueles que dia a dia prestam socorro neste município. Um ato de reconhecimento e gratidão para os bombeiros das cinco corporações. Bombeiros estes que com a sua força e profissionalismo, vontade de saber e humanidade, dispõe 24 horas por dia, 366 dias por ano, a servir o próximo sem olhar como e a quem”.
O Vereador da Proteção Civil, Francisco Leal reforçou que “a vossa missão merece o maior respeito, demonstrado pelo Município na forte aposta na modernização das instalações das nossas associações para que todos os bombeiros individualmente possam usufruir de boas condições quando estão ao serviço dos outros. Estamos também atentos a todas as necessidades e estamos a estudar a possibilidade de apoiar a vertente mais humana dos bombeiros que são a alma das associações e na qual a proteção civil municipal se apoia. Por indicação dos comandantes atribuímos votos de louvor, aos membros das corporações que por uma ou outra razão se destacaram, mas sempre pelo empenho, pela dedicação e sentido de serviço à causa humanitária”.