Champions e Liga Europa decidem-se estes dias

SOBRE FUTEBOL

Por Juvenal Brandão, Treinador de Futebol UEFA Pro (Grau IV), Licenciado em Gestão de Desporto

A pandemia mudou a vida de toda a gente. Teve reflexos em todas as áreas e o futebol é uma das que mais se nota. Jogos sem adeptos, interrupções dentro da própria época, umas equipas a jogar, outras de férias, equipas a regressar e outras sem descansar, 2020/2021 a começar e 2019/2020 ainda não fechou ao fim…. Parece confuso, mas é assim.

As equipas da 1ª Liga estão a regressar de férias e o campeão FC Porto é o último que retoma os treinos (24 agosto). Está previsto o início da competição a 20 setembro e o Benfica, que jogou a final da Taça de Portugal com os “dragões” (vitória dos portistas que fizeram a “dobradinha”) a 1 de agosto, nem 1 semana deu de férias aos seus atletas, que regressaram no sábado 8 agosto, agora orientados pelo regressado Jorge Jesus.

Terminados os campeonatos nacionais, jogam-se as competições europeias. Veja-se a curiosidade de a Liga dos campeões edição 2020/2021 ter começado as rondas eliminatórias a 8 de agosto e neste momento ainda se joga a edição 2019/2020. De facto, nunca visto mas fruto do momento que vivemos.

Quanto aos jogos de 2019/2020, da maior competição europeia de clubes, houve ligeiras alterações, especialmente no formato. As equipas não jogam em casa e fora, foi escolhido um local para, a uma mão, ao contrário do habitual, se realizar a final 8. Portugal foi o país escolhido e os jogos são nos estádios da Luz e de Alvalade. Começaram esta semana, com 5 tubarões ainda em disputa e com a sensação da época – os italianos da Atalanta. Para 6ª feira estava guardado aquele que, para mim, seria o jogo mais interessante: Barcelona-Bayern Munique. Além deste, jogam RB Leipzig-Atlético Madrid, Atalanta-PSG e Manchester City-Lyon. O emparelhamento das meias finais já está definido e por isso prevejo que o Atlético de Madrid vença e enfrente o PSG na meia final e que a outra seja entre Manchester City e Bayern (18 e 19 agosto). A final será a 23 agosto. Será que o Bayern vai vencer o Atlético Madrid na final?!… Que possamos desfrutar de grandes jogos.

A Liga Europa está a jogar-se, nos mesmos moldes, na Alemanha. Nos quartos de final, o Wolverhampton do treinador português Nuno Espírito Santo e de Diogo Jota, Ruben Neves, Vinagre, Pedro Neto, João Moutinho e Bruno Jordão perdeu frente ao Sevilha de Julen Lopetegui, que vai encontrar nas meias finais (16 e 17 agosto) o Manchester United de Bruno Fernandes. A outra meia-final é entre o Inter de Milão e os ucranianos do Shakhtar Donetsk do treinador português Luís Castro. Esperam-se três grandes jogos. Eu gostava de ver um Manchester United – Shakhtar na final (21 agosto).