No ano em que comemora 25 anos, o colégio Casa-Mãe posicionou-se entre as cinco melhores escolas do país. Segundo os critérios dos jornais Público e Expresso, o colégio Casa-Mãe ocupa o 4.º lugar a nível nacional, quer no ensino secundário quer no ensino básico. A nível do distrito do Porto, o colégio ocupa o 2.º lugar nas escolas secundárias e o 3.º nas escolas básicas.

No ensino secundário (11.º e 12.º) o colégio classificou-se em 4.º lugar a nível nacional e no 2.º lugar no distrito do Porto. No exame nacional de Biologia e Geologia (11.º ano) obteve o 2.º lugar a nível nacional, e o 1.º lugar no distrito do Porto.

No exame nacional de Física e Química (11.º ano) obteve o 3.º lugar a nível nacional e o 2.º no distrito do Porto. No exame nacional de matemática (12.º ano), obteve o 8.º lugar a nível nacional e o 2.º no distrito. No ensino básico (9.º ano) obteve o 4.º lugar a nível nacional e o 3.º lugar no distrito do Porto.

As boas classificações do colégio devem-se ao empenho dos alunos, pais, professores, funcionários e direção pedagógica, que constituem uma equipa que é das mais dedicadas e competentes a nível nacional.

 

Junta de Freguesia vai oferecer cabazes de natal

A Junta de Freguesia de Baltar, através do seu gabinete de Apoio Social, irá atribuir cabazes de natal à população mediante avaliação das necessidades do agregado familiar. Deste modo, e de acordo com os critérios definidos pelo gabinete e pela presidente do executivo, será necessário efetuar inscrição na secretaria da junta onde deverão ser entregues os seguintes documentos:

– Cartão de eleitor de todos os elementos do agregado familiar; BI/cartão de cidadão/Assento de nascimento de todos os elementos do agregado familiar; comprovativos dos rendimentos de todos os elementos de agregado familiar (vencimento, pensões, RSI, abono de família, subsídio de desemprego…); despesas mensais do agregado (habitação, luz, água, medicação, infantário…)

As inscrições encontram-se abertas e terminam no próximo dia 27 de novembro.

 

Junta promove feira solidária

Se tem objetos (malas, carteiras, bijutaria, artesanato…) que já não usa ou já não lhe faz falta, aproveite e faça as suas doações. A recolha dos artigos doados será até ao dia 29 de novembro, na junta de freguesia de Baltar. Todos os artigos serão utilizados numa feira solidária a realizar no mês de dezembro. Os fundos angariados serão para a compra de uma cama articulada.

 

Colégio Casa-Mãe associou-se ao EMAÚS

No âmbito do projeto valores, o 1.º ciclo do Colégio Casa Mãe associou-se à instituição EMAÚS para a construção de uma sala SNOEZELEN, incentivando e apoiando esta instituição na candidatura à Missão Sorriso. Uma sala SNOEZELEN é uma sala de estimulação multisensorial que permite estimular os sentidos, promovendo o autocontrolo, autonomia, descoberta e exploração, apresentando efeitos terapêuticos e pedagógicos positivos. A construção desta sala irá inovar e melhorar a qualidade dos serviços prestados a esta população minoritária, por vezes esquecida e excluída pela sociedade civil.

 

Protocolo com o Grande Colégio de Paredes

Atendendo à necessidade de angariar vestuário e alimentos pela freguesia de Baltar foi feito um protocolo com o Grande Colégio de Paredes. Nesse mesmo protocolo, o colégio de Mouriz compromete-se a oferecer à junta de freguesia os produtos angariados nas suas campanhas e a junta compromete-se a distribuí-los pelas famílias mais carenciadas. O protocolo é válido para o presente ano letivo.

 

União de Baltar- Resultados

Carvalhosa – 2 USC Baltar – 2

Onze inicial do Baltar: Emanuel; Hélder, João, Lino, Agostinho; Pincha, Paredes, Quim; Rui Liedson, Sandro e Paíga. Num jogo em que os jogadores do Baltar foram superiores, o Carvalhosa inaugurou o marcador aos 32 minutos. No entanto o “levezinho” do Baltar empatou aos 61 minutos. O Carvalhosa colocou-se novamente em vantagem aos 65 minutos, mas o Baltar conseguiu novamente empatar por Rui “Liedson”.

Resultados formação:

16 nov Escolas sub 10: USC Baltar 8 -2 Tuías Escolas sub 11: USC Baltar 5 – 3 Aguias Eiriz Infantis: Frazão 1 – 1 USC Baltar

17 nov Iniciados: Lagares 7 – 0 USC Baltar Juvenis: USC Baltar 0 – 3 Sobreirense