Costa descarta hipótese de cerca sanitária no Vale do Sousa

O primeiro-ministro, António Costa, reuniu de emergência esta tarde com autarcas de três concelhos da região Norte, em Paços de Ferreira, devido ao aumento exponencial de casos de Covid-19 naquele território.

António Costa descartou hipótese de ser criada uma cerca sanitária nos concelhos de Paços de Ferreira, Felgueiras e Lousada, mas avança que vão ser anunciadas medidas mais restritivas para aquele território, que serão concertadas entre os ministérios da Saúde e da Administração Interna.

No final, em declarações à comunicação social, Costa informou que “houve consenso entre todos” quanto às estratégias a adotar, que não passarão pela cerca sanitária ou pelo confinamento. “Agora, falarei com os meus colegas do Governo [da saúde e da administração interna] para que as medidas sejam formalizadas”, referiu.

Os concelhos de Paços de Ferreira, Felgueiras e Lousada, em conjunto, desde o início da pandemia da Covid-19, registaram 4086 casos do novo coronavírus.

Nos últimos vinte dias os casos de Covid-19 em Paços de Ferreira triplicaram tendo em 20 de setembro 621 e nesta segunda-feira 1941.

Os residentes dos três concelhos têm como referência o Hospital de Penafiel, unidade do CHTS.