Cristelo: Procissão de velas

No próximo dia 16 de maio terá lugar na freguesia a procissão de velas da Nossa Senhora de Fátima, que percorrerá o itinerário habitual, sendo os locais mais emblemáticos o Jardim do Cruzeiro e as Cruzes do Calvário. No domingo, dia 17, haverá a procissão com o andor da Nossa Senhora de Fátima e diversas figuras de cariz religioso. Mais uma edição só possível graças ao trabalho da dinâmica Comissão de Festas da Nossa Senhora de Fátima da paróquia de S. Miguel de Cristelo. Este ano verifica-se o primeiro aniversário da colocação do nicho da Nossa Senhora de Fátima, na via envolvente da praceta Padre Manuel Pinto Preda, uma obra possível pelo esforço desta mesma Comissão de Festas em colaboração com a boa vontade dos cristelenses e privados que cederam o espaço, sendo de realçar a D. Luísa Pêto.

 
Orçamento participativo

 

A Junta de Freguesia de Cristelo está a desenvolver a iniciativa orçamento participativo, em que desafia os cristelenses com, pelo menos 16 anos de idade, a apresentarem propostas, com um teto orçamental de 1000€, sendo que a mais votada pela população será concretizada. As propostas poderão ser no âmbito do ambiente, da ação social, da cultura, DO desporto, da educação, do património e espaços públicos e /ou da saúde. É uma iniciativa interativa que apela ao sentido de cidadania e criatividade da população.

Oficina sénior

 

Na antiga Escola Primária de Cristelo, estão a decorrer diariamente atividades dirigidas à população sénior da freguesia de Cristelo, dinamizadas pela Junta de Freguesia, contando com a colaboração de uma assistente social e de uma psicóloga. Uma dessas atividades incluiu uma palestra orientada pela GNR, tendo como mote a segurança dos idosos. A Junta de Freguesia ao abrir o espaço à população e ao realizar diversas atividades está a pensar no bem-estar dos menos jovens, esperando que a adesão por parte destes seja cada vez mais significativa.