Este é o segundo ano em que a Junta de Freguesia de Cristelo assinala o dia da sua autonomia administrativa, que ocorreu no dia 20 de maio, comemorando este ano o seu 107º aniversário.
Na cerimónia que contou com a presença de várias entidades foi marcada pela atribuição de Votos de Louvor a personalidades e entidades que têm contribuído e que contribuíram para o desenvolvimento e para a dignificação da freguesia.
O Padre Marcelino Freitas foi distinguido pela ação cívica, o Grupo Etnográfico São Miguel de Cristelo pelo mérito cultural, ao Futebol Clube de Cristelo e à Casa Sampaio pelo 50º aniversário.
Elias Barros, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes, enalteceu o contributo dos premiados afirmando que “fazem com que aqueles que foram reconhecidos tenham ainda mais força para continuar a contribuir para o desenvolvimento da freguesia”.
O Presidente da Assembleia de Freguesia de Cristelo, José Rui Sousa fez “um agradecimento a todos os Cristelenses, que certamente não foram esquecidos e que lutam diariamente pelos seus valores e pelo bem comum da nossa comunidade, mas também todas as outras associações sociais, culturais, musicais, desportivas e recreativas que, diariamente, num trabalho invisível, elevam o nome da freguesia”.
Acrescentou ainda que foi “um dia revestido de especial importância, uma vez que uniu o povo de Cristelo em torno das palavras do primeiro presidente da Junta de Freguesia de Cristelo, Álvaro Pereira, que afirmou que a criação e autonomia desta freguesia deviam-se ‘…ao dever e ao sentimento de todo o povo de Cristelo’”.
As celebrações terminaram com Porto D’honra para os convidados presentes na cerimónia.