Escola Secundária De Paredes faz grandes apostas na prática do desporto

A maior escola pública do concelho de Paredes está repleta de várias iniciativas na promoção do desporto e tem vindo a melhorar as suas condições para uma maior e melhor prática.

Pedro Flores, Representante do Grupo Disciplinar de Educação Física da Escola Secundária de Paredes destaca que “a prática desportiva regular é fundamental para o desenvolvimento biopsicossocial das crianças e jovens. Em idade escolar existe uma percentagem muito significativa de alunos que não realiza qualquer prática desportiva extraescolar”.

O União Sport Clube Paredes Basket, em colaboração com a Escola Secundária de Paredes, está a dinamizar uma atividade em que os principais objetivos são a divulgação da modalidade do Basquetebol e a captação de atletas para a sua prática.

O Grupo de Educação Física da Escola Secundária de Paredes, pelo segundo ano consecutivo, vai organizar o Torneio Concelhio de Futsal Inter Escolas. Este evento para além de incentivar e proporcionar a prática desportiva a um elevado nível competitivo, promove a socialização entre os alunos das diferentes escolas.

No ano letivo anterior, o Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Secundária de Paredes foi finalmente fechado, possibilitando assim a realização de aulas práticas de Educação Física mesmo nos dias em que as condições climatéricas são adversas. Para proporcionar mais prática desportiva aos alunos nos tempos não letivos, usufrui agora de um espaço com cinco mesas disponíveis para a prática do ténis de mesa. Esta iniciativa tem proporcionado a prática da modalidade a muitos alunos, dos quais, alguns ingressaram no Desporto Escolar da modalidade.

Relativamente ao Desporto Escolar, a escola tem alcançado bons resultados, destacando-se lugares cimeiros individuais no Ténis de Mesa e um 1° lugar por equipas, no escalão de iniciados masculino, no corta-mato regional realizado em Lousada, em 2022-2023, apurando a equipa para o Nacional.

Com o apoio total da autarquia, fizeram-se 3 pistas de atletismo para a prática da modalidade. As pistas são um contributo importante para a lecionação de provas de velocidade durante as aulas de Educação Física

A grande novidade é o ginásio criado para a prática do exercício físico, denominado Ginásio de Educação para a Saúde (GES). O GES é um espaço inclusivo, pensado principalmente para proporcionar a prática do exercício físico a todos os alunos, independentemente da condição física, mental, social ou económica. Tem como principais objetivos melhorar componentes específicos da aptidão física, promover hábitos para a prática do exercício físico e proporcionar os benefícios do exercício físico associado à saúde e ao bem-estar.