Internet mais segura para alunos de Lousada

Os prós e os contras da utilização da internet pelos mais novos estiveram na base da ação de sensibilização efetuada no passado dia 22, em todas as EB 2,3 do concelho. Esta atividade foi promovida pela Câmara Municipal, através do Espaço Internet de Lousada.

“Internet mais segura” foi o mote para que o Luís Valente, docente  da Universidade do Minho, apresentasse o projeto “seguranet”, que está a ser desenvolvido em Portugal e na Europa.

À semelhança do foi realizado nas restantes escolas, na Escola Básica de Lousada, foi feita uma contextualização do que se entende por Rede Social, nomeadamente o número de pessoas que conseguem ser geridas por cada um. Para comprovar a tese dos 150 amigos foi referida conclusão de Robin Dunbar que afirmou o facto de “a partir desse número não conseguimos gerir”.

Mediante a apresentação de um pequeno filme educativo, onde se respondeu à questão “Onde estão os riscos internet?”. Os dados e imagens publicados não são autorizados, consumismo e dados ilegítimos, burlas, ilusão do êxito fácil e drogas, falsa informação e má índole e escassez de tempo para decidir.

Luís Valente deixou o conselho a todos os alunos para que consultem o endereço www.seguranet.pt, onde podem ser encontrados conselhos, informações e jogos destinados à comunidade escolar. No total participaram nesta ação cerca de 650 alunos da Escola Básica de Lousada, da Escola Básica e Secundária de Nevogilde e da Escola Básica de Caíde de Rei.