22 Setembro, 2025

Jornadas da Licenciatura em Segurança do Trabalho e Ambiente

autorid_cond_trab

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico do Porto irá realizar, no próximo dia 24 de maio de 2019, no Auditório da Biblioteca Municipal de Felgueiras, as VIII Jornadas da Licenciatura em Segurança do Trabalho e Ambiente (LSTA) subordinadas ao tema “Riscos Químicos e a Segurança e Saúde do Trabalho no Centro do Futuro do Trabalho”.

A iniciativa está integrada nas comemorações do Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho (DNPST), com a participação da ACT e cujo programa se remete em anexo.

O evento tem como objetivo proporcionar a reflexão em torno do impacto das novas tecnologias nos riscos para a Segurança e Saúde dos Trabalhadores, sendo ainda abordada a realidade do amianto e a exposição ocupacional a riscos químicos na indústria têxtil e do vestuário.

A participação no evento é gratuita mas sujeita a inscrição em : https://www.estg.ipp.pt/noticias/viii-jornadas-lsta-riscos-quimicos-e-work-4.0

Desde 1996 que é comemorado em todo o mundo o Dia Mundial para a Segurança e Saúde no Trabalho como forma de homenagear as vítimas de acidentes de trabalho e doenças profissionais. Em Portugal, a Assembleia da República, através da Resolução nº 44/2001, instituiu oficialmente o dia 28 de abril como “Dia Nacional De Prevenção e Segurança no Trabalho”.

Para este ano, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), escolheu como tema da Campanha do Dia Mundial para a Segurança e Saúde no Trabalho: “A Segurança e Saúde no Trabalho no Centro do Futuro do Trabalho ”.

Segundo a OIT, todos os anos 2,78 milhões de trabalhadores e trabalhadoras morrem de acidentes de trabalho e doenças profissionais (2,4 milhões dos quais devido a doenças) e 374 milhões são vítimas de acidentes de trabalho não fatais. Além do custo económico, há ainda um custo intangível que não se encontra representado nestes números, que é o incomensurável sofrimento humano causado por más condições de segurança e saúde no trabalho (SST).

A investigação e a prática têm vindo a demonstrar que este sofrimento é, em grande medida, evitável, pelo que os desafios e oportunidades, atuais e futuros, no domínio da segurança e saúde no trabalho, resultantes das transformações no mundo do trabalho, terão como objetivo criar um futuro do trabalho seguro e saudável  para todos.