Legislativas 24: Partidos Políticos e Coligações visitam empresas, feiras e instituições no apelo ao voto

Começou oficialmente no dia 25 de fevereiro, a Campanha Eleitoral para as eleições legislativas que vão decorrer no próximo dia 10 de março.

São 16, os partidos (Livre, AD, PS, CDU, BE, Nova Direita, PAN, Chega, ADN, Volt, JPP, PCTP/MRPP, IL, Ergue-te, Nós Cidadãos e o R.I.R) que concorrem aos 40 lugares de deputados que o círculo eleitoral do Porto elege.

Os partidos ocuparam a campanha eleitoral com várias ações de campanha, em visitas a empresas, feiras e instituições. A Associação de Estudantes da CESPU promoveu um debate, no dia 29 de fevereiro, que juntou José Carlos Barbosa, pelo PS; Carlos Eduardo Costa pela IL; Mariana Nina pelo Chega; Duarte Graça pelo BE e Bruno Bessa pela AD.

Há paredenses na corrida ao parlamento e é bom conhecer os melhores posicionados de cada partido. O Partido Socialista tem o candidato paredense José Carlos Barbosa, em 11.º lugar na Lista do PS Porto às Legislativas. A Aliança Democrática tem o candidato paredense Alberto Soares Carneiro, em 18.º lugar na Lista da AD Porto às Legislativas. O médico Cristiano Ribeiro, de 67 anos, é o 15.º na Lista da CDU Porto às Legislativas. 

As caravanas dos candidatos têm estado a acompanhar o trabalho nas instituições, associações e a visitar feiras no concelho de Paredes e podemos destacar como principais iniciativas dos partidos, no concelho de Paredes as seguintes.

No dia 24 de fevereiro a AD organizou uma visita à Feira de Paredes e uma arruada pela principal avenida da cidade. No dia 29 de fevereiro, Miguel Guimarães, antigo bastonário da Ordem dos Médicos, que é o número 1 da AD pelo círculo eleitoral do Porto, esteve de visita ao concelho. A caravana da Aliança Democrática foi acompanhada por Ricardo Sousa, Presidente do PSD Paredes, António Silva, Presidente da JSD Paredes e por muitos membros do partido no concelho. Ricardo Sousa tem acompanhado Soares Carneiro e Cristiana Seabra em várias iniciativas e visitas a instituições. 

No dia 27 de fevereiro, as Mulheres Socialistas visitaram o Lar e Creche da Misericórdia e a futura Creche do Oural. Patrícia Faro, Beatriz Meireles, Patrícia Almeida e Sara Leal foram alguns rostos das mulheres socialistas, que marcaram presença. No dia 1 de março, os socialistas visitaram a feira de Paredes com uma vasta comitiva. Pedro Nuno Santos, candidato a primeiro-ministro, passou de comboio por Paredes no dia 4 de março. O atual único deputado paredense no parlamento, José Carlos Barbosa teve uma agenda muito preenchida estando presente em dezenas de iniciativas no concelho e no distrito do Porto.

Março começou com a visita à Feira de Paredes de Marisa Matias, candidata número 1 na Lista do Bloco de Esquerda Porto. A caravana esteve em contacto com a população, a quem distribuiu o jornal do partido, tendo ouvido os seus anseios.

No dia 10 de março, o paredense Cristiano Ribeiro, da CDU participou num debate, na Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos sobre Saúde. O candidato destaca que foi “uma boa oportunidade de expor perante profissionais diversificados uma avaliação séria e progressista sobre os problemas da Saúde, suas dificuldades e perspectivas para o futuro”.

O Chega tem vários cartazes promovendo o seu partido com frases como “vamos limpar Portugal” e “vamos acabar com a corrupção e os tachos em Portugal”. No dia 1 de março, uma carrinha do partido percorreu as ruas de Paredes com mensagens e cânticos alusivos ao Chega.

A Iniciativa Liberal realizou três ações de campanha por Paredes. A primeira decorreu a 29 de janeiro, onde segundo as redes sociais do partido, o “comboio levou-nos a Paredes e Penafiel. Fomos ao Hospital Padre Américo e ao Centro de Saúde. Mais uma vez confirmamos as dificuldades e o declínio do SNS”. No dia 5 de março a IL passou novamente de comboio por Paredes.

O Partido liderado por Tino de Rans inaugurou um outdoor na Rotunda Jorge Malheiro e tem passado pelas ruas da cidade uma carrinha do RIR apelando ao voto. 

É também possível ver pelas ruas do concelho cartazes promovendo o voto pelo PAN e pelo Livre.

Quanto aos demais partidos só mesmo pela televisão, pela rádio e pela internet os mesmos alcançam o nosso território.