Maria Elisa Marques é a nova presidente do Rotary Club de Paredes

Maria Elisa Marques é a nova presidente dos Rotários de Paredes. A cerimónia de transmissão de tarefas decorreu no passado sábado, dia 21 de junho, no Paredes Design Hotel e juntou cerca de 100 membros do Rotary Club Paredes, Penafiel, Vizela, Valongo e São João da Madeira.

Os companheiros do Rotary Club de Paredes, familiares e amigos juntaram-se no Paredes Design Hotel para a cerimónia de transmissão de tarefas. Odília Rocha deixa o cargo de presidente dos Rotários de Paredes e Maria Elisa Marques assume a presidência do clube no próximo ano Rotário 2014/2015.

O mesmo jantar marcou ainda a transmissão de tarefas do Rotarat Club Paredes. Rui Vasconcelos Pinto deixa o cargo de presidente que passa a ser ocupado por Ana Catarina Gomes.

No último discurso como presidente do Rotary Club de Paredes, Odília Rocha sublinhou o seu sentimento de “dever cumprido” ao ter cumprido todos os objetivos a que se tinha proposto no início do ano rotário. Agradeceu a ajuda dos companheiros e o apoio na concretização dos projetos, lembrando o que foi feito na dinamização da Universidade Sénior e no Rotarart Club Paredes, a construção do primeiro marco Rotário no concelho, o apoio aos sem-abrigo e famílias carenciadas e as diversas doações feitas à Rotary Fundation.

“Posso dizer com orgulho que não fiz falsas promessas. Cumpri com o que tinha prometido. Vivi este ano rotário com entusiasmo e dedicação. É com sabor de dever cumprido que presto contas”, salientou a presidente cessante.

Candidatar-se à Comissão Rotária com um projeto ligado à educação e deficiência; dinamizar o Rotarart Paredes, valorizar a Universidade Sénior com visitas de estudo e reorganizar o seu programa, reconhecer com uma homenagem o valor de um profissional do concelho, dar continuidade às palestras mensais, transformando-as em verdadeiras sessões de formação e construir o Marco Rotário, foram as principais metas do Rotary Club Paredes no ano rotário que está agora a terminar.

“Vivi este ano rotário com entusiasmo e dedicação”

– Odília Rocha, presidente cessante

Apesar de não ter cumprido na íntegra o primeiro objetivo, Odília Rocha esclarece que o projeto já está em andamento e a ser posto em prática. Quanto à candidatura “a seu tempo será concretizada”. A presidente cessante reforçou ainda o trabalho realizado na dinamização do Rotarart Paredes, que recebeu 16 novos rotaratistas aquando da visita da Governadora do distrito 1970, Goreti Machado, em novembro do ano passado, e o seu envolvimento na homenagem feita ao treinador Jaime Pacheco.

Maria Elisa a receber a chave da sede do Rotary das mãos da presidente cessante Odília Rocha
Maria Elisa a receber a chave da sede do Rotary das mãos da presidente cessante Odília Rocha

Salientou ainda a criação do projeto ‘Casa Amiga de Paredes’, um centro de apoio aos sem-abrigo e às “famílias necessitadas com diferentes necessidades, alimentar, médica, educação social”, com sede na freguesia de Gandra, Paredes e a entrega de bolsas de estudo.

À presidente entrante Odília Rocha deixou palavras de apreço e entregou a chave da sede do clube. “A companheira Elisa é uma mulher sensata, alegre e com muita vontade de ajudar o próximo. Condimentos essenciais para gerir uma equipa como a nossa. Estou certa de que todo o seu trabalho será imprescindível para o crescimento do nosso clube”, sublinhou.

No seu primeiro discurso como presidente do Rotary Club de Paredes Maria Elisa Marques começou por destacar o trabalho do Rotary Internacional na irradicação da fome e a importância do trabalho conjunto para a concretização dos projetos do clube. “Todos esperamos bons resultados, mas estes só serão conseguidos se houver comprometimento de todos”, salientou.

Agradeceu a confiança dos companheiros para desempenhar “tão nobre cargo” e traçou os objetivos para o ano rotário 2014/2015, fazer crescer o quadro associativo, dar a conhecer a organização com a criação do ‘Rotar Day’, envolvendo toda a comunidade, envolver as instituições e empresas do concelho em projetos humanitários, apoiar a concretização de sonhos ligados à saúde e à educação, apoiar a participação dos alunos da Universidade Sénior em atividades culturais, de cidadania, ensino e lazer e promover a instituição família.

“Neste mandato conto com todos os companheiros”

– Maria Elisa Marques, presidente entrante

Também a vereadora Hermínia Moreira sublinhou a disponibilidade da câmara municipal em colaborar com as iniciativas e os projetos do Rotary Club Paredes, cujo sucesso tem reflexos positivos na evolução do concelho.

Foram muitos os companheiros rotários que marcaram presença no jantar de transmissão de tarefas que decorreu no Paredes Design Hotel
Foram muitos os companheiros Rotários que marcaram presença no jantar de transmissão de tarefas que decorreu no Paredes Design Hotel

A noite terminou com um gesto simbólico e representativo do lema do Rotary Internacional, que conta atualmente com mais de 1 milhão de associados em todo o mundo. Todos acenderam uma vela para marcar o início do ano rotário 2014/2015, que tem como lema “faça o Rotary brilhar”.