24 Janeiro, 2025

Marta Ren conquistou o público do Jazz & Blues Fest em Paredes

C730F5CD-AA57-4F1D-9AAC-40735FAA69CE

Decorreu entre 16 e 20 de junho o Festival que juntou vários artistas locais e nacionais para animar as últimas noites de primavera antes da chegada do verão.

Beatriz Meireles, Vereadora da Cultura destaca que “este festival privilegia a expressão do jazz vocal e a promoção do Blues nacional e pretende, igualmente, divulgar os músicos portugueses”.

Nesta edição, que pelo sucesso demonstrado já vai na terceira, teve em palco as bandas Marta Ren, “Peter Storm & The Blues Society”, “Kiko & The Blues Refugees” e “Paredes Big Band”.

A primeira noite da terceira edição contou com a atuação de Marta Ren, uma das vozes mais carismáticas da nova música portuguesa, reconhecida pelo seu registo vocal único. A artista que é natural do Porto lançou-se na música através do grupo Sloppy Joe, enquanto uma das fundadoras da banda. Mas acabou por seguir uma carreira a solo e agora aos 35 anos é considerada uma referência entre os vocalistas Soul nacionais. 

Marta Ren já deu voz a projetos de hip hop, colaborando com os Dealema e Sam The Kid e ainda tendo participado em dezenas de concertos dos Funkalicious. 

A artista foi uma das escolhas do município de Paredes que reconhece o seu mérito e talento, algo que não tem sido muito valorizado dentro do país, uma vez que Marta esgota concertos pela Europa, mas em Portugal ainda há falta de reconhecimento por esta voz única do soul-funk. 

Destaca-se ainda a enorme conquista da artista que viu este ano a sua música “Worth it” ser escolhida para fazer parte de uma série americana da CBS, de nome East New York, que estreou recentemente no canal FOX em Portugal. 

O palco escolhido foi a Casa da Cultura de Paredes e o Parque José Guilherme para a atuação da “Paredes Big Band”, forma de comemoração da elevação de Paredes à categoria de Cidade. Esta banda formada em 1995 apresenta sonoridades do jazz ensemble típico de uma formação big band, constituída por cinco saxofones, quatro trombones, quatro trompetes, contrabaixo/baixo elétrico, guitarra, piano, bateria, percussão e duas vozes feminina e masculina, com um repertório baseado no jazz da era dourada do swing, entre outras vertentes do jazz.

Uma aposta do Município de Paredes, em parceria com a ASEP- Associação de Empresas de Paredes e a Junta de Freguesia de Paredes.