Ministro do Ambiente inaugurou nova ETAR de Paço de Sousa

Jorge Moreira da Silva inaugurou, no passado dia 19 de dezembro, a nova ETAR de Paço de Sousa. A infraestrutura gerida pela SimDouro, empresa do grupo Águas de Portugal, representou um investimento de mais de oito milhões de euros e ditou o encerramento de duas estações de tratamento de águas residuais em Penafiel e quatro no concelho de Paredes.

Na visita inaugural da nova ETAR de Paço de Sousa, em Penafiel, a comitiva de Jorge Moreira da Silva acompanhou de perto o funcionamento de parte da infraestrutura que passará a tratar os esgotos de 65 mil habitantes dos concelhos de Penafiel e Paredes. O ministro e o secretário de Estado Miguel Costa Neto foram recebidos pelos autarcas dos dois concelhos, numa inauguração aguardada há mais de 30 anos pelas populações.

Jorge Moreira da Silva aproveitou a oportunidade para salientar o esforço dos governos nos últimos anos na obtenção de um patamar de excelência no sector da água e do saneamento em Portugal. “Estes investimentos são decisivos para um dos grandes desafios que o país assumia como incontornável que é o da conclusão do ciclo urbano da água”, sublinhou o ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, lembrando que desse esforço resultou 95% de cobertura do abastecimento de água, 85% no tratamento de águas residuais e 300 praias com bandeira azul.

 

Leia a notícia completa na edição em papel de 19 de dezembro ou subscreva a assinatura digital no nosso site.