Alberto Augusto da Cunha Pereira Leite ex-presidente da Câmara Municipal de Paredes, morreu esta sexta-feira. A notícia da morte do “ilustre” Paredense foi tornada pública pela ASEP- Associação de Empresas de Paredes, instituição que criou para ajudar os empresários após a falência da Associação Empresarial de Paredes.

O corpo de Alberto Pereira Leite, 78 anos, está depositado na Capela Mortuária de Cristelo.  O funeral realiza-se, este sábado, às 15 horas, na Igreja de Cristelo, em cerimónia reservada apenas aos familiares devido à pandemia de covid-19. O corpo será sepultado no cemitério desta freguesia em jazigo particular.

Alberto Augusto da Cunha Pereira Leite ocupou o cargo de presidente da Câmara Municipal de Paredes de 7 de junho 1973 a 22 de julho de 1974.

Foi eleito para o cargo de vereador da Câmara Municipal de Paredes, em 1972, e posteriormente indigitado, pelo Governador Civil do Porto, presidente da Câmara.

Da vida política, depois do 25 de abril de 1974, destaca-se ainda a presidência do conselho municipal de Paredes. Cumpriu dois mandatos como vereador da Câmara Municipal de Paredes e foi membro da Assembleia Municipal de Paredes durante 12 anos.

A 27 de janeiro de 2017, Alberto Augusto da Cunha Pereira Leite foi homenageado, pela Câmara Municipal, sendo-lhe entregue a Chave de Honra do Município de Paredes.

Alberto Pereira Leite, presidiu à empresa Ágito – Formação e Serviços, Lda. e fundou, ainda, várias associações, no âmbito da agricultura e comércio. O último cargo que ocupou foi presidência da ASEP.

A câmara municipal de Paredes já divulgou uma nota de “profundo pesar” pelo falecimento do ex-autarca, apresentando à família as condolências.