Município de Paredes garante refeições gratuitas e prolongamento escolar para todos os alunos

por Ricardo Leal
O Município de Paredes anunciou esta sexta-feira, 5 de setembro, um conjunto de medidas para o novo ano letivo, entre as quais se destacam a garantia de refeições gratuitas para todos os alunos e o alargamento da oferta do prolongamento escolar.
As novidades foram avançadas pelo Presidente da Câmara Municipal, Alexandre Almeida, durante a conferência “Sucesso Académico através do Bem-estar e da Inteligência Artificial”, que marcou a abertura oficial do ano letivo 2025/2026 e decorreu no Centro Cultural de Paredes.
Além do autarca, participaram na sessão o Vice-Presidente do Município com o pelouro da Educação, Paulo Silva, a Diretora da Microsoft Educação, Rita Serrano, o Presidente do Visionarium, Nuno Moutinho, entre outros convidados.
No domínio das infraestruturas escolares, Alexandre Almeida sublinhou que estão em fase avançada as obras de reabilitação da Escola Básica e Secundária de Paredes. O investimento, superior a 4,9 milhões de euros, conta com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e uma comparticipação municipal de cerca de 660 mil euros.
O Presidente anunciou ainda que vão avançar as intervenções nas escolas Daniela Faria (Baltar), Escola Secundária de Vilela e Escola Básica e Secundária de Sobreira, aguardando apenas o financiamento do Banco Europeu de Investimento (BEI). “Com a requalificação e melhoria dos estabelecimentos de ensino estamos a cumprir o desafio de proporcionar um ambiente que facilite a integração dos alunos e crie as condições para o sucesso escolar”, afirmou Alexandre Almeida.
A conferência serviu também de palco para a apresentação do projeto SAABIA (Sucesso Académico Através do Bem-estar e da Inteligência Artificial), desenvolvido em parceria entre o Município de Paredes, a Associação Visionarium e a Microsoft.
Segundo o autarca, o programa “apresenta-se como uma resposta estruturante a desafios no âmbito da educação, saúde e inclusão social, combinando tecnologia, saúde e bem-estar para transformar o modelo educativo e promover maior equidade e sucesso escolar”.
O SAABIA insere-se ainda nas prioridades nacionais e europeias para a educação, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em particular o ODS 4 – Educação de Qualidade e o ODS 10 – Reduzir as Desigualdades.
O evento contou com o apoio e certificação do Centro de Formação de Associação de Escolas de Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel.