O Município de Paredes lançou um projeto pioneiro destinado ao controlo de natalidade de canídeos. Ou seja, que promove a esterilização dos cães, assim como de forma educacional irá promover um comportamento humano mais adequado face a este animal de estimação.

O projeto “Nós e o Cão” foi apresentado no passado dia 22 de abril e, mesmo destinado a toda a população, será através dos mais novos que será amplamente divulgado. A iniciativa é pioneira a nível nacional e está vocacionada para o bem-estar dos animais, as suas necessidades, o seu comportamento, mas também o controlo da natalidade, assim como prevenir o abandono e os maus-tratos.

Adélia Pereira, médica veterinária do município de Paredes, explica a importância deste projeto, uma vez que o cão é uma das espécies mais próximas das pessoas, mas também das que mais facilmente é vítima de abandono ou maus tratos. Garantindo que o problema dos cães indesejados é a reprodução descontrolada, o comportamento inadequado do homem perante o animal e também as dificuldades económicas, que resultam muitas vezes no abandono.

 

Leia a notícia completa na edição em papel de 8 de maio ou subscreva a assinatura digital no nosso site.