16 anos depois de ter sido privatizado, o serviço de recolha de resíduos sólidos urbanos no concelho de Paços de Ferreira regressa à gestão municipal, cumprindo-se, assim, um dos principais compromissos eleitorais do atual Executivo Municipal, liderado pelo Presidente da Câmara Municipal, Humberto Brito.

A nova equipa saiu às 6 horas das Oficinais Municipais e, para assinalar este momento importante na vida do Município, estiveram presentes no local o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Paulo Ferreira, e o Vereador com o pelouro dos Recursos Humanos, Joaquim Sousa.

“Pretende-se melhorar substancialmente a recolha deste tipo de resíduos, num trabalho que agora começa e que será garantido por cinco motoristas, 10 cantoneiros e quatro camiões”, explica fonte municipal.

Nesta fase inicial de implementação do novo modelo de recolha de resíduos sólidos urbanos, “manter-se-ão as rotas e dias de recolha, que serão ao longo dos próximos meses ajustadas em função das necessidades e potenciando sempre a melhoria deste serviço público essencial”, refere a fonte.

A Câmara Municipal de Paços de Ferreira apela a todos os cidadãos que depositem o lixo doméstico nos contentores, sempre em sacos de plástico fechados e, apenas, nos dias de recolha.

Para além disso, “é fundamental não colocar nos contentores, ou junto a eles, resíduos que são estritamente proibidos, como por exemplo verdes, restos de construção, colchões, ou outro tipo de lixo” acrescenta.

Os trabalhos de recolha decorrerão, de segunda a sábado, de acordo com o seguinte mapa:


2ª Feira: Paços de Ferreira, Freamunde, Frazão, Meixomil, Figueiró, Ferreira, Modelos e Arreigada;


3ª Feira: Paços de Ferreira, Freamunde, Carvalhosa, Lamoso, Codessos, Sanfins, Seroa e Frazão;


4ª Feira: Paços de Ferreira, Freamunde, Carvalhosa, Raimonda, Penamaior, Meixomil e Eiriz;


5ª Feira: Paços de Ferreira, Freamunde, Frazão, Meixomil, Carvalhosa, Lamoso, Figueiró, Ferreira, Modelos e Arreigada;


6ª Feira: Paços de Ferreira, Freamunde, Lamoso, Codessos, Sanfins, Seroa e Frazão;


Sábado: Paços de Ferreira, Freamunde, Carvalhosa, Raimonda, Penamaior, Meixomil e Eiriz.