Para celebrar os 100 anos do nascimento de Eugénio de Andrade, o município de Paredes irá homenagear o escritor com uma exposição, a decorrer na Casa da Cultura e na Biblioteca.
“Abraço a Eugénio” é o título da exposição que, com curadoria de Agostinho Santos, conta com um conjunto de pinturas, desenhos, esculturas e documentos inéditos sobre o autor. A mostra reúne um conjunto de pinturas, desenhos e esculturas de 44 artistas dedicadas ao poeta Eugénio de Andrade, no âmbito da celebração dos seus 100 anos.
Na Biblioteca de Paredes a inauguração ocorreu no passado dia 3 de novembro e vai ficar disponível para visita até dia 29 de dezembro. Já a Casa da Cultura inaugurou a mostra de Eugénio de Andrade no dia 5 de novembro e estará patente até dia 3 de dezembro.
As peças documentais foram cedidas por Resende Barbosa e estão ao dispor dos visitantes na Biblioteca Municipal. Desde cartas manuscritas, postais e desenhos do poeta Eugénio de Andrade, são alguns dos documentos inéditos que os visitantes podem consultar e conhecer.
A Biblioteca Municipal de Paredes dispõe, ainda, de documentos inéditos do poeta Eugénio de Andrade compostos por cartas manuscritas, postais e desenhos cedidos por Resende Barbosa.
Ao longo destes dois meses de homenagem, Paredes irá receber vários artistas convidados para enaltecer o escritor. Eugénio de Andrade nasceu em 1923 na Beira Baixa e viveu grande parte da sua vida no Porto. As suas obras mais aclamadas foram na poesia, mas também escreveu em prosa, um livro infantil e fez traduções de outros autores para português. Vencedor do Prémio Camões em 2001, faleceu em 2005.
Eugénio de Andrade teria completado 100 anos em janeiro deste ano e por isso o Pelouro da Cultura decidiu que para fechar o ano, seria a altura ideal para homenagear este artista incontornável da literatura portuguesa, trazendo até aos paredenses um pouco mais sobre a sua vida e obra.