O concelho de Paredes registou uma subida de 10 novos casos de infetados por Covid-19.

Segundo dados fornecidos pelo Agrupamento de Centros de Saúde do Tâmega II Vale do Sousa Sul até ao dia 1 de abril havia registo de 59 casos positivos, três casos recuperados, perfazendo um total de 62 casos infetados pelo novo coronavírus.

Para minimizar os efeitos da pandemia da Covid-19 a Câmara de Paredes está a promover a criação de uma Bolsa de Voluntariado para dar apoio nas mais diversas situações, nomeadamente os idosos e pessoas de maior risco, como doentes crónicos e oncológicos, na compra de bens alimentares e de medicamentos. A bolsa servirá também para apoiar as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) que, perante algum caso confirmado e/ou suspeito de infeção, possam não ter recursos humanos suficientes para continuar a sua atividade.

Os interessados em fazer parte da bolsa de voluntários devem inscreverem-se, através dos contactos: veronica.rocha@cm-paredes.pt ou 255 788 931.

Entretanto a autarquia deu nota que está também a distribuir kits de material de proteção e desinfeção pelas IPSS’s, corporações de bombeiros, delegações da Cruz Vermelha Portuguesa e GNR de Lordelo e Paredes.

Já a Junta de Freguesia de Paredes garante que está a acompanhar as famílias mais necessitadas designadamente através do “reforço do apoio pontual” em situações de emergência às famílias através dos contactos; apoio a idosos e pessoas de maior risco (doentes crónicos e oncológicos) nas compras de bens alimentares e de farmácia. As entregas são feitas semanalmente com os horários das entregas das 9h às 12h30 e das 14h às 17h; reforço dos cabazes alimentares às famílias carenciadas e entrega ao domicílio.

As verbas previstas para os eventos culturais, “serão cativadas e serão adicionadas ao fundo para apoio social aos habitantes mais carenciados da freguesia”. A Junta recorda ainda que, em parceria com o município e bombeiros, tem vindo a proceder à desinfeção dos contentores de lixo e dos espaços públicos.

Os serviços de atendimento da junta de freguesia mantêm-se encerrados ao público desde o dia 16 de março, mas estão ao serviço para qualquer solicitação urgente, que deverá ser feita através dos seguintes meios: 255 781 220, 93 530 33 80 e geral@freguesiadeparedes.pt.