A Câmara Municipal de Paredes comemorou o 41.º aniversário da Revolução do 25 de Abril com uma sessão solene onde homenageou Manuel Francisco Coelho e Luís Gonzaga Teixeira, os dois homens que presidiram a Comissão Administrativa do concelho de Paredes no pós-25 de Abril.

Celso Ferreira, presidente da câmara, explicou que é “uma homenagem aos homens que muito fizeram por Paredes”, que lideraram os destinos do concelho até às primeiras eleições, em 1976.

 

Homenagem aos combatentes na Guerra do Ultramar

Neste dia foi ainda colocado nos Paços do Concelho um quadro evocativo de todos os paredenses que combateram no Ultramar e que perderam a vida em combate. A homenagem aos ex-combatentes vem replicar o que já foi feito na Praça José Guilherme, recordando todos os que durante anos serviram o país na Guerra Colonial e que morreram por essa causa.

Augusto Freitas, presidente da Associação Portuguesa dos Veteranos de Guerra, marcou presença nesta homenagem e destacou a importância de “recordar o momento heroico do que nós fizemos pela pátria”. Falou do 25 de abril como um momento histórico da liberdade, recordando que o Movimento das Forças Armadas implantou em Portugal a Revolução dos Cravos, uma luta que todos os militares queriam para a pátria e pela qual lutaram.

 

Leia a notícia completa na edição em papel de 8 de maio ou subscreva a assinatura digital no nosso site.