Paredes no Roteiro para uma Economia Dinâmica

A visita do Presidente da República ao concelho contou com vários momentos significativos, todos ligados à indústria do mobiliário.

O Presidente da República Aníbal Cavaco Silva esteve de visita aos concelhos de Paredes e Paços de Ferreira no passado dia 29 de junho, no âmbito do “Roteiro para uma Economia Dinâmica”, onde se incluiu a 5.ª Jornada da Indústria do Mobiliário.

O Chefe de Estado inaugurou em Paredes o Museu do Design do Mobiliário, na até então Casa da Cultura de Paredes, onde estarão agora de forma permanente expostas algumas das peças resultantes da iniciativa Art on Chairs.

Inaugurou também o Design Hub, na Aldeia Agrícola, espaço que para além das Residências Criativas acolhe a Incubadora do Design de Mobiliário de Paredes.

Seguiram-se então as visitas a duas empresas do concelho, referências na produção de mobiliário e destacadas pelo seu design.

DSC_0361

PR visita ALEAL em Vandoma

A ALEAL é uma empresa familiar fundada em 1975 por Zeferino Leal, que hoje trabalha com as filhas e que nestes 40 anos se especializou em mobiliário de estilo contemporâneo.

Tem 64 postos de trabalho criados, exporta para mais de 30 países de todo o mundo e é hoje uma referência na produção de mobiliário a nível nacional.

Para Zeferino Leal, esta visita é algo que “muito nos honrou e que acaba por ser o reconhecimento do trabalho da ALEAL ao longo de todos estes anos”. O empresário ressalvou ainda que a presença do Chefe de Estado junto das empresas do setor do mobiliário vem reforçar a importância deste tecido empresarial.

20150629_CAVACO_ALEAL099

A. BRITO em Lordelo também recebeu Cavaco Silva

Situada na Zona Industrial de Lordelo, num espaço que ocupa cerca de 12 mil metros quadrados a A. Brito foi fundada em 1970 por António Alves Brito. É hoje uma referência no mercado do mobiliário português.

A clara aposta no design faz com que tenha presença forte no mercado espanhol e na hotelaria. Exporta 70% da sua produção, para 14 países. Emprega 75 pessoas.

Mário Brito, encara esta presença do Presidente da República na sua fábrica com orgulho. Adiantou ao Progresso de Paredes, que foram escolhidos e que isso é uma grande honra, pois é o reconhecer que “somos uma empresa de referência no setor”. Explica que num mercado com altos e baixos, esta marca conseguiu sempre um crescimento sustentado.

Relativamente à presença de Cavaco Silva junto do tecido empresarial do mobiliário, acredita que é uma forma de “deixarmos de ser olhados com desconfiança, como o parente pobre da indústria portuguesa”. Acredita por isso que está em curso, e cada vez mais, uma maior credibilização dos empresários e do setor.

DSC_0516

 

Leia a notícia completa na edição em papel de 3 de julho ou subscreva a assinatura digital no nosso site.