3 Outubro, 2025

Paredes recebeu com entusiasmo a 2.ª etapa da 86.ª Volta a Portugal

IMG_4608
por Ricardo Leal

A 86.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta continua a fazer vibrar os amantes do ciclismo, com a segunda etapa da prova a atravessar o concelho de Paredes, num percurso desafiante entre Felgueiras e Fafe.

Com partida em Felgueiras, conhecida como capital do calçado, a etapa de 167,9 quilómetros teve passagem por várias localidades da região norte, incluindo pontos decisivos em Paredes, onde a animação e o entusiasmo popular foram evidentes.

Ao longo do percurso desta etapa, os ciclistas enfrentaram três Prémios de Montanha, em Baltar (Paredes), Casa do Penedo e Golães e três Metas Volantes, incluindo uma no centro da cidade de Paredes. O ambiente foi de verdadeira festa, com a população a sair à rua para apoiar os atletas e celebrar o ciclismo, numa demonstração clara da ligação histórica do concelho à modalidade.

A cerca de 25 quilómetros da meta, em Fafe, os corredores foram ainda desafiados com um troço de 4,5 quilómetros de “sterrato”, uma secção de terra batida que fez lembrar o famoso Rally de Portugal e testou a técnica e resistência do pelotão, antes da chegada final.

O Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, destacou o envolvimento da população e a importância da Volta para o município. “Foi com grande satisfação que os Paredenses assistiram à passagem da Volta a Portugal em Paredes. Realmente, o ciclismo é uma paixão no nosso concelho. E foram dezenas aqueles que foram até à Meta de Montanha em Baltar ou à Meta Volante em Paredes”, afirmou.

Este ano, Paredes assume um papel especial ao vestir a camisola azul da montanha, reforçando o seu compromisso com o desporto e com a promoção da região através de grandes eventos nacionais.