O Carnaval é um momento alto para muitas regiões do país. Paredes não é exceção. São várias as cidades que esperam todo o ano por esta época, produzindo desde as vestimentas aos carros alegóricos, que satirizam sobretudo temas políticos.

Em Paredes, o desfile pelas principais ruas da cidade ocorre dia 21 de fevereiro, sexta-feira, juntando crianças e jovens provenientes de estabelecimentos de pré-escolar e 1º ciclo bem como adultos e idosos das IPSS’s do concelho. 

Já o carnaval de Lordelo é um dos carnavais com maior destaque não só no município mas também a norte do Rio Mondego. Mais de uma dezena de carros alegóricos vão percorrer as ruas da cidade, desde a Alameda de Portugal até à Escola EB 2/3 de Lordelo, no próximo dia 23 de fevereiro, domingo, com início às 14h. Contará também com a presença de várias escolas de samba, que apesar do frio não se inibem de dar alegre e mexidos passos de dança.

 Já em Gandra, o tradicional corso desfilará dia 25 de fevereiro, domingo. Mas a comemoração do Carnaval não fica por aqui. “Gandra Carnival’20” terá lugar no recinto das festas da cidade de Gandra no dia 24 de fevereiro. O evento organizado, em parceria entre Armazém Social Club, Insane Events e a Comissão de Festas da Cidade de Gandra, conta com a presença de vários artistas convidados e promete ser “uma noite de Carnaval inesquecível”. Os bilhetes têm um custo de 7.50 euros em pré-venda e 10 euros no próprio dia. Mais cedo, pelas 22h, a Taskinha da Comissão de Festas de Gandra vai organizar um baile de Carnaval tendo a entrada um custo de 2 euros.

Em Bitarães o corso carnavalesco sai à rua no dia 25, dia de carnaval. Há a promessa de carros alegóricos, máscaras e bem como de meninas do samba.

O desfile de Louredo está marcado para a terça-feira de carnaval com partida às 15 horas da rua do Confronto Novo e a chegada junto à Igreja.