Ou a matemática deixou de ser um bicho de sete cabeças ou Paredes é um território rico em génios de cálculo. Sem dificuldade encontrámos sete alunos dos vários anos de escolaridade e de várias escolas do concelho que tiveram a pontuação máxima no exame da matemática. Com todas as respostas certas, alunos de notas elevadas, ajudaram claramente à subida da média nacional nesta disciplina, justo orgulho que temos nas gentes da nossa terra.

A matemática registou em 2015 uma subida de média nacional dos 9,2 para os 12 valores. O ministério da Educação questionou mesmo o Instituto de Avaliação Educativa sobre o grau de exigência dos exames. Mais fáceis ou não, o que é certo é que em Paredes tivemos vários casos de alunos que atingiram a pontuação máxima, todos eles com médias e notas elevadas durante o ano.

De todos os alunos de Paredes com quem falamos houve um elemento em comum, estudo, boa preparação, muitos exercícios e método, aliado a uma boa dose de inteligência natural.

DSC_0435

 

Nome: Rui Machado

Idade: 10 anos

Ano: 4.º

Escola: Centro Escolar de Vilela

Nota de exame nacional: 100% a Matemática

 

Rui Machado é de Vilela, sempre foi bom aluno, adora matemática e tudo o que tenha a ver com números. Ao longo do ano as notas foram sempre elevadas. Confessa que não estudou muito, “estava atento nas aulas e fazia alguns exercícios em casa”.

A mãe contou que faz sempre os trabalhos de casa e quando chega do trabalho o Rui já tem os TPC feitos, “nunca foi preciso sentar-me com ele a ensinar ou ter de o mandar fazer os trabalhos”.

 

DSC_0531

Nome: Rita Rodrigues

Idade: 12 anos

Ano: 6.º

Escola: Escola EB 2,3 de Paredes

Nota de exame nacional: 100% a Matemática

Rita Rodrigues tem uma paixão pelas ciências, mais do que pela matemática, mas a aluna de Paredes explica que se preparou muito para o exame. O estar atenta nas aulas e o fazer muitos exercícios ajuda, mas tem uma facilidade inata para esta ciência exata.

Uma aluna com 5 a todas as disciplinas, desde o 5.º ano, teve ainda um 92% no Exame de Português este ano. Durante o ano foi tirando 100% em vários testes, desde português a ciências.

 

DSC_0430

Nome: Beatriz Sousa

Idade: 15 anos

Ano: 9.º

Escola: Escola Secundária de Paredes

Nota de exame nacional: 100% a Matemática

Beatriz é de Recarei, mais uma aluna que teve nota máxima a matemática no exame nacional. Durante o ano teve vários 100% a ciências, matemática e físico-química. Gosta mais de ciências e matemática é mesmo um prazer. As disciplinas onde tem de decorar datas, como história, não lhe dão tanto gosto como as ciências e a matemática.

Sempre foi boa aluna, mas a matemática sempre foi o seu forte. É uma aluna aplicada e metódica, tem um bom método de estudo e isso faz alguma diferença.

DSC_0447

 

Nome: Mariana Nunes

Idade: 12 anos

Ano: 6.º

Escola: Escola EB 2/3 de Paredes

Nota de exame nacional: 100% a Matemática

Mariana vive em Beire e é aluna de cinco a tudo. Nunca foi preciso os pais dizerem-lhe para estudar.

É colega de turma de Rita Rodrigues, ou seja, também frequenta o ensino articulado em dança, que lhe dá uma maior carga horária e uma maior exigência nos estudos.

Aplicou-se na preparação do exame e quando viu a resolução da prova percebeu que tinha tudo certo.

 

DSC_0537

Nome: Afonso Torres

Idade: 15 anos

Ano: 9.º

Escola: Escola Secundária de Paredes

Nota de exame nacional: 100% a Matemática

Afonso Torres é de Bitarães e teve cinco a todas as disciplinas, menos educação física. “Gosto de pensar que sim, que sou bom aluno”, confessou.

Explicou que a preparação para o exame acabou por ser simples, uma vez que a professora terminou o programa relativamente cedo e que no restante tempo se dedicaram a resolver exames, exercícios e revisão de matéria. Nas férias, trabalhou mais um pouco e o resultado foi o melhor.

DSC_0440

 

Nome: Ana Catarina Coelho

Idade: 18 anos

Ano: 12.º Ciências e Tecnologias

Escola: Escola Secundária de Vilela

Nota de exame nacional: 20 valores a Matemática

Ana Catarina, de Rebordosa, durante o ano teve notas a matemática entre o 19 e o 20, terminou o secundário com 20 valores, no exame e na média da disciplina. A média do ano é 18,8 e conta que sempre teve notas elevadas, desde o primeiro ciclo.

Achou o exame acessível, dentro do que era de esperar. A matemática sempre foi a disciplina preferida e onde tirou sempre melhores notas. Ficou muito feliz quando viu que tinha tido a nota máxima de 20 valores, os pais ficaram super orgulhosos, e na escola, tanto colegas como professores deram-lhe os parabéns.

 

11059896_10204613803210861_3648469024873351866_n

 

Nome: Nuno Ferreira

Idade: 18

Ano: 12º em Ciências e Tecnologias

Escola: Colégio Casa Mãe

Nota de Exame Nacional: 20 valores a Matemática A

 

Nuno Ferreira é de Paredes e frequentou a Escola Secundária de Paredes do 8.º ao 11.º, no último ano esteve no Colégio Casa Mãe, em Baltar e apesar de ter boas notas, nunca tinha tido um 20 a matemática na avaliação contínua.

A sua média é de 19,2 e a nota do exame de matemática foi fundamental para que a média tenha sido elevada.

 

Leia a notícia completa na edição em papel de 31 de julho ou subscreva a assinatura digital no nosso site.