Penafiel associou-se às comemorações da Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos, que decorreram até ao passado dia 30 de novembro, e promoveu diversas iniciativas de sensibilização junto da comunidade jovem do concelho.

Para além das comemorações, o município adquiriu um novo camião de recolha de resíduos sólidos urbanos (RSU’s), tendo em vista o reforço dos recursos neste serviço que assegura a recolha dos resíduos produzidos por todos os penafidelenses e ainda a aquisição de mais 250 contentores para aumentar a capacidade de acomodação dos RSU’s. Um investimento que a autarquia garante ser de cerca de 143 mil euros e que demonstra “a preocupação em fazer cada vez mais e melhor neste setor”.

Sendo os resíduos urbanos uma das áreas prioritárias do pelouro de sustentabilidade ambiental, na Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos foram proporcionadas visitas ao aterro sanitário aos estudantes do ensino secundário, com o objetivo de sensibilizar a juventude para os comportamentos que produzem lixo e que, na maior parte das vezes, poderia ser separado e reutilizado. Na mesma visita também puderam participar os estudantes do 1.º ciclo, aquando da semana da juventude.

A encerrar o programa das comemorações da semana Europeia da Prevenção dos Resíduos decorreu nas ruas da cidade de Penafiel uma ação onde os munícipes foram testados os conhecimentos e hábitos quotidianos dos munícipes em relação aos resíduos produzidos, através de inquéritos.